Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Lisboa vai apoiar 44 projetos BIP-ZIP no valor de 1,7 milhões

A Câmara Municipal de Lisboa vai apoiar 44 projetos ao abrigo da edição deste ano do programa BIP/ZIP - Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária, no valor de 1,7 milhões de euros, foi hoje anunciado.

Lisboa vai apoiar 44 projetos BIP-ZIP no valor de 1,7 milhões
Notícias ao Minuto

18:05 - 08/10/19 por Lusa

País Câmara Municipal

De acordo com a autarquia, a nona edição do programa BIP/ZIP recebeu 92 candidaturas, provenientes de 242 entidades promotoras e parceiras, e que abrangiam 67 territórios do programa.

Destas, foram selecionados pelo júri do concurso 44 projetos que incidem sobre 53 territórios BIP/ZIP e que serão implementados por 135 entidades promotoras e parceiras.

O programa contará com um investimento total de 2,2 milhões de euros, sendo que 1,7 milhões são da responsabilidade do município e 523 mil euros proveem de fundos angariados pelas entidades promotoras e parceiras.

Entre os destinatários dos programas, a comunidade é a área sobre a qual se versa o maior número (17), seguido dos jovens e crianças, ambos com nove.

Relativamente às temáticas escolhidas, a inclusão e a prevenção são as áreas com mais projetos (17), seguidas da dinamização comunitária e a cidadania (15).

A mara Municipal de Lisboa destaca também que, "dos 44 projetos aprovados, 11 encontram-se alinhados com as políticas ambientais, apostando na intervenção da educação/sensibilização ambiental, na melhoria das acessibilidades e produção e gestão de resíduos".

De acordo com a informação disponibilizada aos jornalistas, do total de entidades que apresentaram candidaturas, 15 fizeram-no pela primeira vez no programa e, das 49 promotoras, 17 vão receber pela primeira vez a verba do BIP/ZIP.

A autarquia apresentou hoje à população os projetos vencedores da zona oriental da cidade, no Centro Comunitário do Bairro Alfredo Bensaúde, onde decorreu também a assinatura da primeira de quatro cerimónias de assinaturas de protocolos.

Entre as propostas para a zona oriental da cidade, destacam-se atividades para evitar o abandono escolar dos mais novos, a capacitação para o uso da bicicleta com a dinamização de rotas cicláveis e pedonais na zona oriental da cidade, assim como a promoção de alimentação biológica nas escolas.

A cerimónia contou com a presença da vereadora da Habitação, Paula Marques (independente, eleita pelo PS), da presidente da Junta de Freguesia dos Olivais, Rute Lima, e da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.

Ao longo desta semana vão realizar-se mais três cerimónias de assinatura dos protocolos que vão permitir a concretização dos projetos.

As nove edições do programa BIP-ZIP totalizam um investimento de 14,1 milhões de euros, a realização de 354 projetos e o envolvimento de 143 mil habitantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório