Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Ferro destaca luta de Manuela Silva contra a pobreza e desigualdades

O presidente da Assembleia da República afirmou hoje que recebeu "com grande consternação" a notícia da morte da professora catedrática Manuela Silva, destacando as suas causas pela erradicação da pobreza e combate às desigualdades sociais.

Ferro destaca luta de Manuela Silva contra a pobreza e desigualdades
Notícias ao Minuto

13:51 - 08/10/19 por Lusa

País Óbito

"Com grande consternação, acabo de ser informado do falecimento de Manuela Silva. Economista de grande mérito e académica por excelência, Manuela Silva destacou-se no combate às desigualdades, tendo sido, até ao seu desaparecimento, uma das vozes mais importantes na temática da pobreza, em cuja erradicação se empenhou particularmente", escreve Ferro Rodrigues numa nota de pesar enviada à agência Lusa.

Manuela Silva, que foi professora catedrática convidada do ISEG, secretária de Estado para o Planeamento no I Governo Constitucional e pioneira no estudo da desigualdade e pobreza, morreu na segunda-feira.

O velório está marcado para hoje, ao final da tarde, na Igreja da Ressurreição, em Cascais, tendo o funeral lugar na quarta-feira, às 14:00.

Na sua mensagem, o presidente da Assembleia da República salienta que Manuela Silva foi uma "mulher de causas" que "esteve envolvida no movimento internacional de mulheres católicas, tendo sido presidente do Movimento Internacional dos Intelectuais Católicos/Pax Romana, da Juventude Universitária Católica Feminina ou da Comissão Nacional Justiça e Paz".

"Em todas as organizações por que passou, bateu-se sempre por mais e maior justiça, pela paz. Em todas defendeu que não existe desenvolvimento sem combate à pobreza e às desigualdades. O falecimento de Manuela Silva constitui uma perda para Portugal", considera Ferro Rodrigues.

Agraciada com a Grã-Cruz do Infante D. Henrique em 2000 pelo então Presidente da República Jorge Sampaio, Manuela Silva desempenhou vários cargos na Administração Pública ao longo da sua vida, tendo sido secretária de Estado para o Planeamento no I Governo constitucional (1976-77), integrando ainda diferentes grupos de peritos no âmbito da União Europeia, Conselho da Europa e OIT - Organização Internacional do Trabalho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório