Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Militares da GNR investigados por aligeirarem multas a colegas

Os seis militares que estão a ser investigados pertencem à Brigada de Trânsito da GNR.

Militares da GNR investigados por aligeirarem multas a colegas

O Ministério Público (MP) está a investigar seis militares da Brigada de Trânsito da GNR por suspeitas de corrupção. Em causa estão multas por excesso de velocidade dissimuladas a favor de colegas e chefes da própria GNR.

O Comando Geral da GNR também já abriu processos disciplinares aos militares.

A investigação surgiu na sequência de uma denúncia anónima feita ao Comando Geral da GNR e ao MP. O caso foi descrito em detalhe, acompanhado de provas recolhidas pelo denunciante, como dados fotográficos.

De acordo com a SIC Notícias, um dos militares, que era responsável dos radares móveis, já foi retirado preventivamente da função e viu negada a entrada num curso para promoção da carreira.

Entre 2015 e 2016, essencialmente, esse militar terá convertido infrações graves e muito graves em infrações leves a pedido de colegas e até de superiores hierárquicos.

Como a denúncia facilitou a tarefa ao MP, os procuradores apenas aguardam o relatório final da Polícia Judiciária para deduzir a acusação que está já na fase final.

De acordo com o canal de televisão de Oeiras, tudo indica que o relatório vai conter a proposta de acusação pelos crimes de corrupção, favorecimento e prevaricação.

Em causa estão seis homens, três em funções, um quarto que já se reformou e mais dois que estão na reserva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório