Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Forças Armadas já estão nas Flores. Marinha divulga imagens da destruição

Fotos mostram veleiros no fundo do mar, assim como a destruição do porto das Lajes, após a passagem do furacão Lorenzo.

Forças Armadas já estão nas Flores. Marinha divulga imagens da destruição
Notícias ao Minuto

16:37 - 05/10/19 por Natacha Nunes Costa

País Açores

Centenas de elementos das Forças Armadas já chegaram às Flores, nos Açores, para avaliar o estado de acessibilidade do Porto das Lajes das Flores e de outras infraestruturas que possam ser usadas por embarcações que permitam o abastecimento da ilha, que foi das mais atingidas durante a passagem do furacão Lorenzo pelo arquipélago.

Nas redes sociais, a Marinha Portuguesa divulgou, este sábado, as primeiras imagens subaquáticas do porto das Lajes, na ilha das Flores, destruído durante a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores.

A imagens foram registadas pelo navio NRP Setúbal, que se encontra em missão nesta ilha.

Nas fotos, além da destruição do único porto comercial da ilha das Flores, é possível ver vários veleiros no fundo do mar. 

Já na página de Facebook das Forças Armadas foram divulgadas várias fotografias da chegada dos elementos da Força Aérea à ilha das Flores.

A aeronave C-130 da Força Aérea Portuguesa, aterrou na ilha das Flores pelas 9h00 deste sábado. A bordo seguiram uma Brigada Hidrográfica composta por sete militares e uma tonelada de material hidrográfico, uma equipa de quatro mergulhadores com um bote e um veículo submarino, operado remotamente, assim como três fuzileiros com apoio de drones. A estes, vão juntar- se nove militares do Exército Português, quatro do Regimento de Engenharia NR1 e cinco do Regimento de Guarnição NR1.

"Estes militares dos três Ramos das Forças Armadas constituem-se como equipa avançada para esta operação, com o objetivo de avaliar o estado de acessibilidade do Porto das Lajes das Flores e de outras infraestruturas que possam ser usadas por embarcações que permitam o abastecimento da ilha. Os trabalhos vão começar imediatamente", explicam as Forças Armadas.

Recorde-se que a Marinha Portuguesa e a Força Aérea anunciaram, na quinta-feira, o envio para a ilha das Flores de materiais e 294 militares para darem apoio às necessidades no terreno, após a passagem do furacão Lorenzo.

Leia Também: Equipa de militares dos três ramos das Forças Armadas chegou às Flores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório