Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

É um 'zombie digital'? Na Amadora, os semáforos estão no chão

Câmara Municipal de Amadora implementou junto a algumas das principais artérias um sistema luminoso que conjuga os semáforos colocados em postes a faixas luminosas no chão.

É um 'zombie digital'? Na Amadora, os semáforos estão no chão
Notícias ao Minuto

20:20 - 04/10/19 por Notícias Ao Minuto

País Passadeiras

A vida agitada nas cidades, e o vício de utilização dos telemóveis - seja onde for - , está a contribuir para que haja cada vez mais acidentes com os chamados 'zombies digitais', ou seja, com pessoas que nem para caminhar guardam o telemóvel. Sente-se identificado? 

Pois bem, foi partindo desse pressuposto e apostando na prevenção rodoviária que a Câmara Municipal da Amadora implementou junto a algumas das principais artérias da cidade as ‘smartcross’, um sistema que conjuga os semáforos colocados em postes a faixas luminosas instaladas no chão.

Trata-se de um sistema luminoso pioneiro em Portugal. 

A luz alterna entre o verde o vermelho, tal como no sistema vertical, e serve principalmente para aqueles cuja posição mais comum é cabeça baixa, com os olhos postos no telemóvel, explica a autarquia em comunicado. 

"O objetivo desta medida passa por prevenir acidentes causados pela distração com o uso do telemóvel e de outros aparelhos eletrónicos", lê-se ns nota enviada às redações

Para além disso, acrescenta a autarquia, as 'smartcross' têm-se revelado úteis para compensar a luminosidade dos dias mais claros quando, por vezes, a luz solar encandeia os transeuntes. 

A primeira 'smartcross' foi implementada no verão de 2017, na passadeira da Rua Elias Garcia, junto ao Centro Comercial Babilónia.

A sua aceitação levou à disseminação do projeto e, neste ano de 2019, já foram implementadas mais nove nas vias principais, estando ainda prevista a colocação de duas 'smartcross' até ao final do ano.

São estas as ruas onde podem ser encontradas as ‘smartcross’:

  • Rua Elias Garcia com a Rua 1.º Dezembro- Rua Elias Garcia com a Av. Sacadura Cabral
  • Rua Elias Garcia com a Rua Heliodoro Salgado
  • Rua Elias Garcia com a Av. Nuno Álvares Pereira / Rua António Feijó- Rua Elias Garcia com a Rua das Indústrias- Av. Conde Castro Guimarães (Nó do Borel)
  • Rua Elias Garcia com a R. Eng.º Ângelo Fortes- Estrada Serra da Mira, R. Oliveira Martins, Rua Joaquim Namora e Praceta Notícias da Amadora
  • Alto Maduro (Estrada Salvador Allende)- Av. D. Carlos (acesso ao túnel)
  • Largo 1.º Maio (Brandoa)- Av. D. José com a R. Dr. Arlindo Vicente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório