Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Freitas do Amaral: Ministro da Defesa recorda "referência incontornável"

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, manifestou hoje profunda tristeza pela morte de Freitas do Amaral, que recordou como "referência incontornável para o país", enaltecendo o empenho do ex-governante na política de Defesa.

Freitas do Amaral: Ministro da Defesa recorda "referência incontornável"
Notícias ao Minuto

16:50 - 03/10/19 por Lusa

País Freitas do Amaral

"Foi com profunda tristeza e pesar que tomei conhecimento do falecimento do antigo Ministro da Defesa Nacional e dos Negócios Estrangeiros, de quem fui Secretário de Estado no XVII Governo Constitucional [entre 2005 e 2006]", afirmou João Gomes Cravinho, em comunicado.

Classificando Diogo Freitas do Amaral como "uma referência incontornável para o país e um dos fundadores da democracia portuguesa", o ministro da Defesa sustentou que o antigo governante "marcou indelevelmente a Defesa Nacional, num período de grande transformação".

O atual ministro recordou a "ação determinante e visão democrata" de Freitas do Amaral na revisão constitucional que "estabelece a subordinação das Forças Armadas ao poder político e a atribuição de competências em matéria da Defesa Nacional e das Forças Armadas ao Governo" e na elaboração da primeira Lei de Defesa Nacional.

Para João Gomes Cravinho, a ação de Freitas do Amaral enquanto governante naquelas áreas "inspiraram os que se lhe seguiram nestas funções.

"O Ministério da Defesa Nacional e a política de Defesa Nacional, tal como hoje os conhecemos, são o reflexo do seu trabalho percursor, dedicação diligente, liderança e coragem", destacou João Gomes Cravinho, que deixou ainda, "enquanto amigo e colaborador" um "testemunho de profundo sentimento de perda e dor".

O fundador do CDS e ex-ministro Diogo Freitas do Amaral morreu hoje, aos 78 anos. Freitas do Amaral nasceu na Póvoa de Varzim em 21 de julho de 1941. Foi líder do CDS, partido que ajudou a fundar em 19 de julho de 1974, vice-primeiro-ministro e ministro em vários governos.

Freitas do Amaral fez parte de governos da Aliança Democrática (AD), entre 1979 e 1983, e mais tarde do PS, entre 2005 e 2006, após ter saído do CDS em 1992.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório