Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Flores têm reservas de combustíveis para as próximas semanas

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, assegurou hoje que as Flores têm reservas de combustíveis para as próximas semanas e que, antes que se esgotem, o abastecimento à ilha açoriana será retomado.

Flores têm reservas de combustíveis para as próximas semanas
Notícias ao Minuto

13:59 - 03/10/19 por Lusa

País Siza Vieira

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, assegurou hoje que as Flores têm reservas de combustíveis para as próximas semanas e que, antes que se esgotem, o abastecimento à ilha açoriana será retomado.

"A ilha tem reservas de combustível para as próximas semanas e, antes disso, iremos retomar o abastecimento de combustíveis à ilha", afirmou Siza Vieira, que se deslocou hoje às Flores, acompanhado pelo ministro do Planeamento, Nelson de Souza, em representação do primeiro-ministro.

Falando aos jornalistas no porto das Lajes das Flores, que ficou completamente destruído na madrugada de quarta-feira devido à passagem do furacão "Lorenzo", o ministro Adjunto e da Economia referiu que a situação de crise energética, hoje decretada pelo Governo Regional, permite "moderar os consumos".

"Moderando os consumos imediatos podemos fazer aguentar melhor as reservas de combustível que existem na ilha, permitindo que o reabastecimento se possa processar o mais rapidamente possível", salientou Pedro Siza Vieira, que durante a visita ao porto das Lajes das Flores esteve sempre acompanhado pelo presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro.

Relativamente ao objetivo desta deslocação aos Açores, com passagem pelas ilhas dos Flores e do Faial, o ministro Adjunto e da Economia disse que se pretende avaliar em que medida se podem assegurar os trabalhos prioritários, assegurar a reposição do abastecimento energético e de alimentação e "de tudo o que é necessário não faltar na ilha".

"Os meios da região e os meios da República que não faltarão", salientou.

Confessando-se impressionado com a destruição do porto das Lajes das Flores, Siza Vieira escusou-se a fazer uma avaliação dos custos para a economia da região.

"Estamos aqui para fazer o levantamento conjunto daquilo que possam ser as necessidades e avaliar os prejuízos para depois, com tempo e com os recursos que a região, a República e até a União Europeia possam ter disponíveis, retomar esta situação", insistiu.

Entre os destroços do que resta do porto das Lajes das Flores, os ministros Adjunto e do Planeamento puderam ver a lancha que fazia o transporte de passageiros entre as ilhas das Flores e do Corvo e que foi 'atirada' para terra e ficou em cima de uma grua e de uma outra pequena lancha.

Blocos de betão espalhados, contentores 'atirados' contra as rochas, ferros retorcidos, foi este o cenário que Pedro Siza Vieira e Nelson de Souza encontraram hoje no porto.

Pouco mais de vinte e quatro horas depois da passagem do furacão Lorenzo, no caminho entre o aeroporto e o porto das Lajes das Flores veem-se ainda dezenas de árvores derrubadas, algumas arrancadas pela raiz, e que impedem a passagem ao mesmo tempo de carros nos dois sentido.

E, na bomba de gasolina junto à Associação Agrícola das Flores, havia já esta manhã uma fila com cerca de uma dezena de carros.

A passagem do furacão Lorenzo pelos Açores na quarta-feira provocou mais de 250 ocorrências e obrigou ao realojamento de 53 pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório