Filas nas bombas e corrida ao gás após destruição do porto das Flores

O Governo Regional dos Açores declarou esta quinta-feira situação de crise energética.

Condutores fazem fila para abastecer na ilha das FloresVídeo

© Marco Ataíde

Natacha Nunes Costa
03/10/2019 13:02 ‧ 03/10/2019 por Natacha Nunes Costa

País

Açores

O furacão Lorenzo já está a caminho da Irlanda, mas o rasto de destruição que deixou no arquipélago dos Açores promete prolongar-se por muito tempo.

Na ilha das Flores o abastecimento de mercadorias, combustíveis e gás ficou comprometido devido aos estragos causados no porto das Lajes, o único porto comercial da ilha e onde atracam os navios de carga.

O Governo regional dos Açores declarou, esta quinta-feira, situação de crise energética para garantir o abastecimento da ilha das Flores e Corvo. Até dia 31 de outubro, estão afixados limites ao abastecimento nos postos de abastecimento de combustível destas duas ilhas.

Contudo, o Notícias ao Minuto sabe que, antes de este limite ser afixado, dezenas e dezenas de condutores fizeram fila em todas os postos de combustível destas duas ilhas a partir do momento em que foi noticiada a destruição do porto das Lajes das Flores.

O vídeo que pode ver na galeria acima foi filmado, ao final do dia de quarta-feira, na vila de Santa Cruz, na ilha das Flores. Já as fotografias, mostram dezenas de carros que esperam abastecer noutro posto, na vila das Lajes. São centenas de metros de fila feitos por condutores que têm medo de ficar sem combustível, visto que, a reconstrução do porto pode levar anos e ainda não se sabe como é que a ilha vai ser abastecida.

O Notícias ao Minuto sabe que a corrida às garrafas de gás também está a ser feita em massa. “Há pessoas a levarem garrafas de gás às 10 e 12”, conta-nos um habitante. Outro revela que viu uma pessoa a pedir 15.

Apesar de existir menos preocupação com os produtos alimentares, pois o abastecimento destes é menos problemático e pode vir a ser feito de avião, a população está preocupada em encher as despensas e está a abastecer-se do máximo que pode.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas