Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

PAN diz que é "sensato" que debate sobre Tancos seja depois das eleições

O porta-voz do PAN, André Silva, considerou hoje "sensata" a decisão do parlamento de marcar o debate sobre Tancos em Comissão Permanente para a próxima quarta-feira, já depois das eleições legislativas de domingo.

PAN diz que é "sensato" que debate sobre Tancos seja depois das eleições
Notícias ao Minuto

16:48 - 02/10/19 por Lusa

País André Silva

O único deputado do PAN (Pessoas-Animais-Natureza), partido que por não ter grupo parlamentar não tem poder de voto na conferência de líderes parlamentares, considerou hoje sensata a decisão do Parlamento, referindo que, caso tivesse direito de voto, teria alinhado na decisão de PS, PCP, BE e PEV.

"Estou ao lado de uma decisão que, curiosamente, pode ou não estar alinhada com determinados partidos. A nós não faz sentido todo este mediatismo em torno de um caso que, para nós, é um caso judicial e que está a ocupar tanto tempo na campanha", vincou André Silva, que falava em Sintra, distrito de Lisboa, no final de uma ação de campanha.

A conferência de líderes parlamentares marcou hoje o debate sobre Tancos em Comissão Permanente da Assembleia da República pedido pelo PSD para a próxima quarta-feira, já depois das eleições legislativas de domingo.

Para o cabeça de lista do PAN por Lisboa, caso a reunião fosse marcada para esta semana poderia "canibalizar mais um dia de campanha com uma reunião de comissão permanente antes das eleições".

A decisão da conferência de líderes foi anunciada na Assembleia da República pelo líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, que protestou por este debate não ocorrer ainda durante a campanha eleitoral, atribuindo a decisão à "maioria do costume", PS, PCP, BE e PEV (Partido Ecologista "Os Verdes").

Em seguida, a deputada Heloísa Apolónia (PEV), adiantou que a data de quarta-feira foi sugerida pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e que apenas PSD e CDS-PP se opuseram a essa data.

André Silva salientou que o assunto nunca ficaria esclarecido na reunião da Comissão Permanente durante esta semana, continuando a vincar que este é um debate "que deve estar entregue à justiça e não à política".

Apesar disso, o porta-voz do PAN afirmou que, caso a maioria dos partidos quisesse ter marcado a reunião para antes das eleições, "o PAN nunca se oporia".

André Silva vincou ainda que será importante alargar a representação parlamentar para que o PAN possa ter os mesmos direitos que qualquer outro partido com presença parlamentar.

O deputado do PAN falava após uma ação de campanha em Sintra, na fábrica de produtos vegetarianos Veg In.

O diretor comercial da empresa, David Ferreira, esclareceu que a empresa foi criada há quatro anos, tendo começado a exportar há cerca de dois anos, especialmente para o Norte da Europa, sendo os produtos com mais sucesso a gama de hambúrgueres que produzem.

Para os produtos não é usada soja geneticamente modificada nem óleo de palma e a matéria-prima tem toda origem na Europa, realçou.

Para David Ferreira, a transição para uma alimentação com menos proteína animal é "imposta pelo planeta", mas também pela própria consciência das pessoas.

Ao longo da campanha, André Silva tem defendido uma diminuição progressiva do consumo de proteína animal, não apenas para fazer face às alterações climáticas, mas também por uma questão de saúde pública.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório