Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Estradas encerradas preventivamente em sete ilhas dos Açores

Várias estradas foram hoje encerradas nas ilhas das Flores, São Miguel e nas cinco ilhas do grupo central dos Açores, como medida preventiva, devido à passagem do furacão Lorenzo, informa o Serviço Regional de Proteção Civil.

Estradas encerradas preventivamente em sete ilhas dos Açores
Notícias ao Minuto

06:06 - 02/10/19 por Lusa

País Lorenzo

Segundo nota informativa enviada hoje pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, o Governo Regional, através da Direção Regional das Obras Públicas e Comunicações, e as Câmaras Municipais, encerraram várias estradas, "de forma preventiva, em várias ilhas dos Açores, devido à passagem do furacão 'Lorenzo'".

Em causa estão estradas na ilha das Flores, nas cinco ilhas do grupo central -- Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira --, bem como em São Miguel, no grupo oriental, o grupo que se prevê que seja menos afetado pelo fenómeno meteorológico.

A maior proximidade do centro do furacão "Lorenzo" à ilha açoriana das Flores deve registar-se pelas 06:00 locais de hoje (07:00 em Lisboa), disse à agência Lusa o delegado local do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Por aquela hora, o centro do furacão deve estar a aproximadamente 100 quilómetros (km) a oeste da ilha das Flores, declarou Carlos Ramalho.

O "Lorenzo" irá afetar todo o arquipélago, mas "especialmente" esta ilha e a do Corvo, indica ainda o IPMA, sublinhando que os efeitos da tempestade começarão a sentir-se progressivamente madrugada dentro e na manhã de quarta-feira, antes e depois da maior proximidade do centro do furacão às Flores, portanto.

O centro do furacão, precisou Carlos Ramalho, consiste no "local onde a pressão atmosférica é mais baixa".

Pelas 18:00 de terça-feira (hora dos Açores, menos uma do que em Portugal continental), o furacão, diz o instituto na última atualização enviada à imprensa, "encontrava-se a aproximadamente a 620 km a sudoeste da ilha das Flores, deslocando-se para nordeste a uma velocidade de 41 quilómetros/hora [km/h]".

Para as ilhas das Flores e do Corvo (grupo Ocidental), prevê-se vento sueste rodando para noroeste com rajadas na ordem dos 190 km/h (com uma probabilidade de 40% de a rajada máxima ser superior a 200 km/h), chuva por vezes forte e ondas de sul passando a sudoeste, com altura significativa entre 10 e 15 metros. A altura máxima de onda pode atingir os 25 metros.

Já para o grupo Central (Pico, São Jorge, Faial, Graciosa e Terceira) é esperado vento sudoeste com rajadas até 160 km/h, períodos de chuva e ondas de sudoeste passando a oeste com altura significativa entre nove e 12 metros, podendo a altura máxima de onda atingir os 22 metros.

Nas ilhas do grupo Oriental - São Miguel e Santa Maria - deverá haver vento sul rodando para oeste com rajadas até 100 km/h, períodos de chuva e ondas de sudoeste com altura significativa entre sete e nove metros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório