Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Furacão Lorenzo obriga a fechar escolas e creches nos Açores

O presidente do Governo Regional dos Açores deu uma conferência de imprensa, esta segunda-feira, na qual descreveu as medidas que estão a ser tomadas para acautelar as consequências que o furacão possa vir a ter para os açorianos.

Furacão Lorenzo obriga a fechar escolas e creches nos Açores
Notícias ao Minuto

17:58 - 30/09/19 por Patrícia Martins Carvalho

País Furacão

O furacão Lorenzo está a caminho dos Açores, estando prevista a sua chegada para a próxima quarta-feira. Por essa razão, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou sob aviso vermelho os grupos Ocidental e Central e sob aviso amarelo e laranja as ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria).

Em conferência de imprensa realizada esta tarde na ilha Terceira, o presidente do Governo Regional dos Açores explicou que estão a ser tomadas todas as medidas de precaução necessárias nas várias ilhas do arquipélago.

Vasco Cordeiro disse mesmo que os recursos humanos, em especial os que dizem respeito ao setor da saúde e forças de segurança, estão a ser reforçados.

Um reforço que conta também com meios da Força Aérea, que disponibilizou uma segunda aeronave na Base das Lajes, e também da Marinha.

Assim, em “função do que se prevê que aconteça, o Governo Regional decidiu encerrar escolas, creches, jardins de infância, centros de atividade ocupacionais e centros de dia na quarta-feira” nas ilhas dos grupos Central e Ocidental.

Estamos ainda a avaliar, mas ainda não foi tomada essa decisão, o encerrar de serviços da administração regional que não sejam essenciais e não estejam ligados a este processo

Face ao exposto, o presidente do Governo Regional disse ainda que foi “decidido ativar o plano regional de emergência a partir das 20h00 do dia 1 [terça-feira]”.

Em jeito de conclusão, Vasco Cordeiro voltou a fazer o apelo às populações para que sigam as “recomendações e precauções sugeridas pelas autoridades”.

“É fundamental. Porque a proteção de todos começa com cada um”, rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório