Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Hospitais de Coimbra confirmam redução de transplantes devido a bactéria

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) disse hoje que a redução da atividade na Unidade de Transplantação Hepática se deve ao facto de existirem doentes portadores de uma bactéria, que, no entanto, não causou nenhuma infeção.

Hospitais de Coimbra confirmam redução de transplantes devido a bactéria
Notícias ao Minuto

13:39 - 30/09/19 por Lusa

País Saúde

O jornal Público noticiou hoje que o programa de transplantes hepáticos de adultos do CHUC não está a aceitar novos doentes para internamento por causa de uma bactéria multirresistente detetada no serviço.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o CHUC refere que a situação já estava sinalizada, tendo sido identificados os fatores de risco que a podem ter condicionado.

De acordo com a administração, "os exames clínicos e as análises efetuadas permitem concluir que oito doentes se encontram colonizados por 'enterobacteriaceae' produtoras de 'carbapenemases' e não infetados".

"Estão em curso as medidas consideradas adequadas e necessárias para o controlo desta situação e a melhoria das condições existentes na Unidade em causa", refere a nota.

No entanto, o CHUC esclarece que as "'enterobacteriaceae' são bactérias que fazem parte da flora intestinal normal dos seres humanos, local onde habitam sem provocar doença".

Contudo, acrescenta o comunicado, "se atingirem outros locais do organismo, como o aparelho urinário ou a corrente sanguínea, podem causar infeções em pessoas suscetíveis (nomeadamente nos doentes imunodeprimidos/transplantados)".

"Quando esta bactéria habita o intestino dos seres humanos sem provocar doença, a isto chama-se 'colonização' e a pessoa diz-se 'portadora'. Os portadores podem manter-se colonizados durante meses a anos, mas não necessitam de tratamento", salienta o CHUC.

O comunicado adianta ainda que a administração está a tentar reforçar os recursos humanos na Unidade de Transplantação Hepática.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório