Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mau tempo: Cancelado exercício de busca e salvamento nos Açores

A Força Aérea portuguesa anunciou hoje que o exercício de busca e salvamento ASAREX 2019, previsto para a próxima semana, foi cancelado devido ao agravamento das condições meteorológicas nos Açores.

Mau tempo: Cancelado exercício de busca e salvamento nos Açores
Notícias ao Minuto

20:39 - 27/09/19 por Lusa

País Força Aérea

"A Força Aérea informa que, por previsão de agravamento das condições meteorológicos nos Açores, o exercício de busca e salvamento ASAREX 2019, que iria decorrer na próxima semana neste arquipélago, foi cancelado", refere em comunicado.

O ASAREX 2019 estava previsto decorrer entre 30 de setembro e 4 de outubro, a partir da Base Aérea n.º 4, nas Lajes, ilha Terceira, envolvendo a Força Aérea e Marinha portuguesas, a Royal Canadian Air Force e United States Coast Guard, contando ainda com a participação da Autoridade Marítima Nacional, do Instituto Hidrográfico e do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

O furacão Lourenzo poderá provocar, na próxima semana, rajadas de vento de 180 quilómetros/hora nas ilhas do Faial e do Pico, um cenário que não se regista no arquipélago há 20 anos, avançou hoje a Proteção Civil.

"Estão previstos ventos extremamente fortes, que possivelmente irão ter rajadas na ordem dos 180 quilómetros/hora no Pico e no Faial, atingindo o restante grupo central [ilhas da Graciosa, Terceira e São Jorge] com rajadas na ordem dos 120 quilómetros/hora", disse o presidente do SRPCBA, Carlos Neves, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo, na Terceira.

Salientando que a intensidade e a trajetória do furacão ainda poderão sofrer alterações, o responsável pela Proteção Civil dos Açores afirmou que todos os modelos meteorológicos indicam que o furacão afetará o arquipélago nos dias 1 e 2 de outubro.

"Ao contrário de situações anteriores, onde os furacões que se dirigiram para o nosso arquipélago felizmente passaram ao lado, neste caso, e segundo informações do IPMA [Instituto Português do Mar e da Atmosfera], existe mesmo uma forte probabilidade de este furação nos atingir", frisou.

Caso se confirmem as previsões atuais, os Açores serão afetados pela pior tempestade das últimas duas décadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório