Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Centenas marcharam em Coimbra pela defesa do planeta

Algumas centenas de pessoas, maioritariamente estudantes, marcharam hoje em Coimbra em defesa do ambiente, desde a Alta até à Baixa da cidade, entoando cânticos e empunhando cartazes a solicitar medidas para salvar o planeta.

Centenas marcharam em Coimbra pela defesa do planeta
Notícias ao Minuto

21:03 - 27/09/19 por Lusa

País Clima

"Não achamos que as medidas que estão a ser tomadas sejam ambiciosas o suficiente. Achamos que está a haver muito maior preocupação a nível económico do que em salvaguardar a resolução da crise climática e que muitas medidas que podem ser feitas não o estão a ser", disse Ana Carolina Silva.

Para a estudante de psicologia, de 20 anos, as medidas do Governo para reduzir as emissões de carbono "não são suficientemente ambiciosas" no seu horizonte temporal e é preciso "chamar a atenção para a crise climática e para que haja ação para a combater".

Duarte Antão, estudante de Arte e Design, salientou que a manifestação desta tarde se diferencia de outras duas realizadas anteriormente por se estender à classe trabalhadora.

"Importa que nos mostremos indignados e, acima de tudo, preocupados com a situação ambiental em Portugal e no mundo, pois só assim conseguimos exigir uma ação governamental eficaz", frisou o aluno, de 19 anos.

Segundo Duarte Antão, foi através do movimento internacional das greves estudantis pelo clima que o assunto "voltou à baila, mas seria arrogante da nossa parte considerar que seria apenas um fator a desencadear toda a luta".

"Com o passar do tempo, a situação torna-se mais crítica e mais difícil de ignorar uma crise climática eminente e, portanto, não há alternativa para os governantes se não olharem para o problema e escutarem quem está a alertar e começarem a pensar em tomar medidas", enfatizou.

Os manifestantes saíram do Jardim Botânico, na Alta de Coimbra, e desceram à Praça 08 de maio, com passagem pela Praça da República e Avenida Sá da Bandeira, terminando em frente aos Paços do Município, onde decorria a Assembleia Municipal.

À cabeça da marcha figurava um grupo de crianças que empunhou uma faixa onde se lia "Faz pelo Clima", seguido por centenas de pessoas, maioritariamente estudantes universitários, onde se incluía o presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC).

"Nós não queremos ficar para trás e temos de dizer aos governantes que chega de assobiar para o lado e que o próximo Governo se preocupe com o clima e as alterações climáticas", disse à agência Lusa o presidente da AAC, Daniel Azenha.

"O que estamos a dizer é que não nos preocupamos só com a nossa geração, como também com as gerações futuras. Essa é a mensagem que queremos passar ao Governo - que isto nunca será uma moda, será sempre algo que vamos reivindicar, mesmo depois das eleições", acrescentou.

Os promotores da manifestação falaram com o presidente da Câmara de Coimbra, que interrompeu a sua participação na Assembleia Municipal para escutar as queixas e críticas quanto à política ambiental da cidade.

O socialista Manuel Machado ouviu e dialogou por alguns minutos com os manifestantes, mostrando-se solidário com a luta em defesa de um melhor ambiente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório