Meteorologia

  • 14 AGOSTO 2020
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Edição

Rádio dos EUA lança programa em inglês sobre comunidade luso-americana

A estação de rádio KGST em Fresno, vale central da Califórnia, inicia hoje a emissão do novo programa em inglês "Portuguese-American Hour", coordenado pelo Instituto Português Além-Fronteiras e apresentado pelo seu diretor, Diniz Borges.

Rádio dos EUA lança programa em inglês sobre comunidade luso-americana

O programa semanal será emitido todas as quartas-feiras, entre as 16:00 e as 17:00 (24:00 e 01:00 em Lisboa), debruçando-se sobre a comunidade no vale de São Joaquim e no resto do estado, com o objetivo de chegar aos luso-americanos que já não falam português e aos que falam as duas línguas.

"A intenção é criar um espaço de uma hora por semana que fale das vivências e da presença portuguesa na Califórnia, com convidados", disse à Lusa Diniz Borges, que irá apresentar o programa ao vivo nos estúdios da KGST em Fresno.

"Temos tido experiência de rádios em língua portuguesa na Califórnia, mas sobre a comunidade portuguesa em inglês não é muito usual", sublinhou.

O professor e diretor do Instituto Português Além-Fronteiras, criado no início de 2019 na Universidade Estadual da Califórnia, Fresno, apresentou o programa de televisão "Os Portugueses no Vale" no canal 49 -- KNXT, até ao final de junho, data em que as emissões foram encerradas após 29 anos.

O novo projeto de rádio é "totalmente diferente" porque será em inglês, considerou, o que significa que terá um público potencial mais alargado, tanto para quem apanha a frequência de rádio como quem escuta através de 'streaming' e aplicações móveis disponibilizadas pela estação.

"Dos 350 mil que, segundo o recenseamento, se identificam como sendo de origem portuguesa, apenas 31 mil respondeu que ainda falava português em casa", frisou Diniz Borges, citando o número de luso-americanos oficialmente identificados na Califórnia. Isso significa que apenas cerca de 10% da população de origem portuguesa no estado com a maior comunidade lusa dos Estados Unidos fala a língua.

O programa terá um formato em 'talk show', detalhou o diretor do instituto.

"Vamos seguir o esquema de tentar conversar com pessoas que estão envolvidas em várias partes do mundo americano e convidados que podem ser de outra parte do mundo, mas tenham a ver com a presença portuguesa", descreveu.

A intenção é também levar os convidados que participem em conferências no instituto, de forma a chegar a mais audiências para lá dos que vão à universidade.

O Instituto Português Além-Fronteiras tem um calendário de seminários e conferências dedicado à comunidade portuguesa na Califórnia e à forte influência da diáspora açoriana no estado.

Foi através da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade Estadual onde o instituto está integrado que a KGST propôs a criação de um programa dedicado à comunidade portuguesa.

"É uma estação de rádio que transmite, essencialmente, em espanhol, mas que quer começar programação multicultural", explicou Diniz Borges, referindo que a emissora pretende ter uma hora cultural com diferentes grupos étnicos.

A KGST está consciente de que "nos primeiros três a seis meses não é para ser rentável", mas pretende-se valorizar comercialmente a emissão, com a expectativa de atrair, por exemplo, marcas interessadas em patrocinar o espaço radiofónico.

O alcance da frequência KGST AM 1600 deverá ser de cerca de um milhão de pessoas, disse Diniz Borges, acrescentando que a rádio pode ser ouvida desde a zona de Delano/Bakersfield, mais para o sul, até Merced, mais para norte.

A emissão de estreia vai fazer a apresentação do Instituto Português Além-Fronteiras, que em inglês é denominado Portuguese Beyond Borders Institute, e da composição da comunidade portuguesa, com os vários elos na Califórnia.

A KGST, que está na internet em www.multicultural11600am.com, irá gravar os programas e disponibilizá-los depois em formato 'podcast'.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório