Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Marcelo discursa hoje na Cimeira da Ação Climática em Nova Iorque

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, discursa hoje em Nova Iorque na Cimeira da Ação Climática, convocada pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.

Marcelo discursa hoje na Cimeira da Ação Climática em Nova Iorque
Notícias ao Minuto

06:50 - 23/09/19 por Lusa

País Alterações Climáticas

António Guterres pretende que sejam apresentados pelos participantes nesta cimeira planos concretos para cumprir os objetivos de redução de emissões de gases com efeito de estufa estabelecidos no Acordo de Paris.

Marcelo Rebelo de Sousa, que deverá falar cerca das 12:30 locais (17:30 em Lisboa), antecipou, na sexta-feira, em Viseu, que irá apresentar os compromissos já assumidos por Portugal para cumprir aquelas metas e defendeu que o país "está a dar um exemplo com o seu roteiro" para a descarbonização.

Além disso, adiantou que irá fazer um agradecimento ao secretário-geral da ONU pela sua ação em matéria ambiental e disse esperar que António Guterres "um dia seja reconhecido a vários níveis esse seu contributo a favor da paz".

O Presidente português foi um dos mais 32 chefes de Estado e de Governo que, em vésperas desta cimeira, se juntaram num apelo à comunidade internacional e aos Estados subscritores do Acordo de Paris para que 2019 seja "o ano da ambição climática".

Marcelo Rebelo de Sousa chegou no domingo a Nova Iorque, para participar na Cimeira da Ação Climática e no debate geral da 74.ª sessão da Assembleia Geral da ONU, que tem início na terça-feira.

À margem do debate geral, Marcelo Rebelo de Sousa tem previstos vários encontros bilaterais, um dos quais hoje à tarde, com o presidente do Níger, Mahamadou Issoufou.

Segundo a lista das Nações Unidas, o chefe de Estado português será o segundo a intervir no período da tarde de terça-feira do debate geral, depois do presidente de Angola, João Lourenço.

Na abertura, de manhã, o primeiro a discursar será o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, seguindo-se o presidente dos Estados Unidos da América, país anfitrião, Donald Trump, como é tradição.

Na terça-feira ao final do dia, Marcelo Rebelo de Sousa estará na habitual receção oferecida pelo presidente norte-americano, Donald Trump, aos chefes de Estado que participam na Assembleia Geral da ONU.

Esta 74.ª sessão da Assembleia Geral da ONU terá como prioridades a paz e segurança, erradicação da pobreza, fome zero, educação de qualidade, ação climática e inclusão.

Na terça-feira, o Presidente da República irá intervir num evento sobre economia sustentável dos oceanos, copatrocinado por Portugal, e na quarta-feira falará na sessão de abertura de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) sobre o futuro da educação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório