Meteorologia

  • 14 NOVEMBRO 2019
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 16º

Edição

CDS admite que resultado na Madeira está aquém do esperado

O secretário-geral do CDS-PP Madeira Teófilo Cunha admitiu hoje que os primeiros resultados das eleições legislativas da Madeira ficam aquém do esperado, mas o partido vai "aguardar serenamente" pelo resultado final.

CDS admite que resultado na Madeira está aquém do esperado
Notícias ao Minuto

20:38 - 22/09/19 por Lusa

País Eleições/Madeira

"Os primeiros dados não são os que esperávamos, os que tínhamos projetado para estas eleições", disse aos jornalistas.

O PSD era hoje, pelas 20h, o partido mais votado nas eleições legislativas regionais da Madeira, com 54,13 % dos votos, quando estavam apuradas oito das 54 freguesias, segundo dados oficiais provisórios.

De acordo com informação disponibilizada pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, uma hora depois do fecho das mesas de voto, o PS era o segundo partido mais votado, com 30,40%, seguido pelo CDS-PP, com 5,74%, e pelo BE, com 1,06%.

A CDU, coligação formada por PCP e PEV, obtinha 0,92%, enquanto o JPP surgia como a décima força política mais votada, com 0,52%.

Teófilo Cunha disse que o partido apresentou e defendeu as duas ideias durante a campanha eleitoral, mas não foi suficiente.

"Há uma bipolarização do eleitorado, que queria a mudança, mas não vai ter essa mudança", afirmou.

Questionado acerca de possíveis entendimentos à direita ou à esquerda, o também presidente da Câmara de Santana disse que "não há aqui ainda coligações, nem resultados finais".

"Vamos aguardar serenamente pelos resultados finais, depois falaremos", indicou o secretário-geral, acrescentando que "não é hoje, nem amanhã, nem depois de manhã" que haverá novidades quanto a coligações.

As eleições legislativas da Madeira, que hoje decorrem, têm a participação de 16 partidos e uma coligação a disputar os 47 lugares no parlamento regional.

PDR, CHEGA, PNR, BE, PS, PAN, Aliança, Partido da Terra-MPT, PCTP/MRPP, PPD/PSD, Iniciativa Liberal, PTP, PURP, CDS-PP, CDU (PCP/PEV), JPP e RIR são as 17 candidaturas validadas para estas eleições, com um círculo único.

Nas regionais de 2015, os sociais-democratas seguraram a maioria absoluta - com que sempre governaram a Madeira - por um deputado, com 24 dos 47 parlamentares.

Na sondagem divulgada às 19h, o PSD vence as eleições, mas perde a maioria absoluta.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório