Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Desencanto reina no JPP mas militantes aguardam por resultado final

Uma dezena de militantes do JPP presentes nas instalações de um hotel do Funchal receberam hoje com desencanto os resultados de uma sondagem da Universidade Católica para a RTP, que atribui um a dois deputados ao partido nas legislativas madeirenses.

Desencanto reina no JPP mas militantes aguardam por resultado final
Notícias ao Minuto

20:25 - 22/09/19 por Lusa

Política Eleições/Madeira

A sondagem à boca das urnas realizada com 6.000 eleitores pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica e pela Eurosondagem - Estudos de Opinião, SA para a RTP indica que o JPP terá entre 3% e 5% e elegerá um a dois deputados, longe dos cinco obtidos nas eleições de 2015, na sua estreia nas legislativas regionais.

Após a divulgação destes números, às 19h, o silêncio e a tristeza reinam no semblante dos militantes presentes na sala de imprensa do JPP, mas, ainda assim, todos aguardam pelo veredicto final.

"Acima de tudo, nós olhamos estes resultados com tranquilidade, a tranquilidade que nos caracteriza em termos de sondagens. Uma sondagem vale o que vale não passa de uma projeção de valores. Temos de ter a noção de que esta é uma sondagem levada a cabo em 19 freguesias da Região Autónoma da Madeira, portanto, temos a noção de que é uma mostra residual do verdadeiro eleitorado regional", comentou o deputado regional Rafael Nunes.

Para o parlamentar, "é um valor que sinceramente não corresponde à verdade". Há quatro anos, lembrou, as projeções "davam exatamente o mesmo número de mandatos ao JPP e acabou, na prática, por ser a surpresa da noite, com cinco deputados regionais"

"Estamos completamente tranquilos em relação a esse valor, temos a confiança de que a população irá, de certa forma, corresponder ao trabalho que o JPP realizou, quer ao nível de proximidade com a população, quer a nível parlamentar na fiscalização ao Governo Regional", concluiu.

O arqueólogo Élvio Sousa é o cabeça de lista do Juntos pelo Povo (JPP), que em 2015 obteve 13.114 votos (10,28%), passando a ser a quarta força mais votada.

As eleições legislativas da Madeira, que hoje decorrem, têm a participação de 16 partidos e uma coligação a disputar os 47 lugares no parlamento regional.

PDR, CHEGA, PNR, BE, PS, PAN, Aliança, Partido da Terra-MPT, PCTP/MRPP, PPD/PSD, Iniciativa Liberal, PTP, PURP, CDS-PP, CDU (PCP/PEV), JPP e RIR são as 17 candidaturas validadas para estas eleições, com um círculo único.

Nas regionais de 2015, os sociais-democratas seguraram a maioria absoluta - com que sempre governaram a Madeira - por um deputado, com 24 dos 47 parlamentares.

Na sondagem divulgada às 19h, o PSD vence as eleições, mas perde a maioria absoluta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório