Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Adeus, verão. Outono chega amanhã pela fresca... mas ainda quente

Hoje é o último dia de verão. Como é que o está a aproveitar? O outono chega amanhã e com ele chega também "uma pequena subida da temperatura máxima", em especial no interior. Há distritos a chegar aos 27ºC.

Adeus, verão. Outono chega amanhã pela fresca... mas ainda quente
Notícias ao Minuto

16:12 - 22/09/19 por Melissa Lopes

País Tempo

O outono tem data marcada para chegar. Oficialmente, quando amanhã, dia 23, forem 8h50 da manhã, entraremos na estação que antecede o inverno. É agora tempo de o tempo começar a arrefecer (ainda que o verão de São Martinho possa dar o ar da sua graça).

A combinar com a estação que aí vem estão as previsões meteorológicas. Antecipando-se ligeiramente à data oficial, este fim de semana já cheirou a outono, com descida das temperaturas e aguaceiros quase em todo o território.

Para este domingo, último dia de verão, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) previu que o céu estará temporariamente muito nublado, com aguaceiros fracos que diminuem de frequência mas persistem até meio da tarde no litoral.

Amanhã, dia em que começa o outono, a previsão aponta para céu muito nublado, aclarando nas regiões Centro e Sul a partir da tarde, e ainda para a possibilidade de aguaceiros fracos no Minho, passando a períodos de chuva a partir do final da tarde. A par disso, está prevista uma pequena descida da temperatura mínima e uma subida da máxima, em especial no interior.

Beja, Évora e Santarém vão ser os distritos mais quentes na recepção ao outono, com previsão de 27ºC de máxima. 

No resto do território continental, as máximas vão variar entre os 25ºC em Faro, Setúbal e Castelo Branco, os 24ºC em Lisboa, 23ºC em Leiria e Coimbra, os 21ºC no Porto, Aveiro, Bragança, Braga, Vila Real e Viana do Castelo e os 20ºC em Viseu e Guarda

Para terça-feira, o IPMA prevê uma pequena subida da temperatura mínima, mas também da máxima, podendo Beja e Évora aos 28ºC e 27ºC em Faro, onde o sol ainda vai espreitar. A Norte, contudo, o cenário será diferente, prevendo-se uma terça-feira de aguaceiros.

Na Madeira, a previsão para esta segunda-feira é de 26ºC no Funchal e 25ºC em Porto Santo, sem previsão de chuva. Nos Açores, o IPMA prevê aguaceiros para todos os grupos, com máximas a variar entre os 24ºC e os 25ºC. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório