Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

FENPROF ataca dono de colégio que "esconde barras de ouro na banheira"

Federação Nacional dos Professores refere que "António Calvete optou por atirar os docentes do Instituto D. João V para o layoff".

FENPROF ataca dono de colégio que "esconde barras de ouro na banheira"
Notícias ao Minuto

19:16 - 20/09/19 por Notícias Ao Minuto

País FENPROF

A Federação Nacional dos Professores (FENPROF) ataca, em comunicado, o dono do Instituto D. João V, do Louriçal, afirmando que "o mesmo dono de colégio que esconde barras de ouro na banheira atira trabalhadores para o layoff"

Numa nota enviada às redações, o sindicato começa por referir que "durante largos anos, os donos de colégios com contrato de associação, onde se inclui o Instituto D. João V, do Louriçal, obtiveram grandes lucros e acumularam enormes fortunas à custa dos direitos dos seus trabalhadores". 

Agora, "por força da redução, e bem, do número de turmas financiadas pelo Estado a esses colégios", estes têm menos turmas e menos alunos e, por isso "necessitam de menos pessoal docente e não docente". 

"Acontece que, apesar desta nova situação, a direção do Instituto D. João V pretende continuar a manter as suas margens de lucro, não olhando a meios para o conseguir. Competiria, neste caso, à direção do referido colégio cumprir a lei e negociar com os trabalhadores um processo de rescisão ou desencadear um processo de despedimento, com o pagamento das devidas indemnizações aos trabalhadores", advogam. 

Contudo, a Federação refere que "António Calvete optou por atirar os docentes do Instituto D. João V para o layoff, reduzindo o horário de trabalho e cortando proporcionalmente o valor dos salários, corte esse que chega a atingir, em alguns casos, os 800 euros".

Esta é, afirma a FENPROF, uma "situação incomportável" que faz parte "da chantagem exercida sobre os trabalhadores, para que estes cessem o contrato por sua iniciativa, prescindam das indemnizações por rescisão ou despedimento e, dessa forma, não onerem a conta bancária deste conhecido empresário, o qual, soube-se recentemente, possuía barras de ouro escondidas na banheira, que foram adquiridas, provavelmente, à custa dos salários e dos financiamentos que recebeu, durante anos, com a cumplicidade de sucessivos governos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório