Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Autarca de Aveiro estranha interesse por terrenos para extrair caulino

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, disse hoje que "nos últimos quatro meses tem havido muito interesse" pelos terrenos em Eirol, para onde está em inquérito público a possibilidade de extrair caulino.

Autarca de Aveiro estranha interesse por terrenos para extrair caulino
Notícias ao Minuto

20:45 - 19/09/19 por Lusa

País Aveiro

"Anda por aí muito interesse, nos últimos três a quatro meses naqueles terrenos e não sei se é só caulino", disse Ribau Esteves na reunião pública da Câmara, quando questionado por Manuel Sousa, líder concelhio do PS e vereador, sobre o processo de licenciamento da extração de caulinos.

Afirmando que nunca foi contactado por privados, ou pela Direção Geral de Geologia e Minas sobre o processo, o presidente da Câmara esclareceu a sua posição de discordância e garantiu que a Câmara se vai opor, formal e informalmente.

"O caulino é uma novidade naquele local e a área em causa é imensa: são quase três hectares", observou, adiantando que a autarquia vai "trabalhar nas várias componentes para apresentar a reclamação fundamentada dentro do prazo".

"Nunca tivemos qualquer contacto antes da publicação do aviso, fosse da Direção-Geral de Energia e Geologia, fosse dos privados interessados e iremos também fazer diligências informais em defesa da nossa perspetiva", garantiu.

O processo da concessão está em fase de inquérito público até final de setembro para eventuais reclamações, junto da Direção-Geral de Energia e Geologia, e a Câmara de Aveiro está "a ultimar" a sua reclamação.

A empresa que requereu a concessão da exploração, com sede em Leiria, pretende extrair de Eirol caulino para a pasta usada no fabrico de telha, faiança, grés, refratário, pavimento e revestimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório