Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Aeroporto do Porto vai ter "renovado" sistema de aterragem

O aeroporto do Porto vai ter um "renovado sistema ILS (Landing Sistem, ou sistema de aterragem, em tradução livre) para garantir melhores condições" à infraestrutura, nomeadamente quando há nevoeiro, revelou hoje à Lusa a NAV -- Navegação Aérea de Portugal.

Aeroporto do Porto vai ter "renovado" sistema de aterragem
Notícias ao Minuto

17:19 - 19/09/19 por Lusa

País NAV

"Estão a instalar um renovado sistema ILS para garantir uma melhoria de condições no Aeroporto do Porto", adiantou fonte oficial da NAV, quando questionada sobre a existência de atrasos em voos devido ao nevoeiro e à alegada ausência de um sistema ILS de categoria superior, que permite aterragens em situações de baixa visibilidade.

Em resposta à Lusa, a NAV assegurou que "o aeroporto do Porto tem todos os equipamentos necessários ao seu funcionamento", acrescentando que está a ser instalado um sistema ILS renovado.

Questionada sobre a entrada em vigor deste novo sistema ILS, fonte da NAV não soube adiantar detalhes.

Em agosto, o PCP questionou o ministro das Infraestruturas sobre o que classificou de falta de condições do Aeroporto do Porto em dias de nevoeiro.

O PCP referia-se ao facto de ter existido, num só dia, o desvio de 10 voos e assinalava a "falta de um segundo aparelho de auxilio à aterragem em dias de intenso nevoeiro, ao contrário dos Aeroportos de Faro e Lisboa, que contam com dois aparelhos".

O Porto Canal divulgou hoje que cerca de 40 voos foram cancelados desde as 00h00 de terça-feira até às 23h30 de quarta-feira, entre partidas e chegadas, devido à falta de condições de aterragem com nevoeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório