Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Figuras de renome participam na 17.ª edição do Festival Jazz ao Centro

Várias figuras de renome mundial do jazz participam na 17.ª edição do Festival de Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, que decorre de 18 a 27 de outubro, em diversos espaços da cidade.

Figuras de renome participam na 17.ª edição do Festival Jazz ao Centro
Notícias ao Minuto

21:10 - 19/09/19 por Lusa

Cultura Festival Jazz ao Centro

Os grupos de Steve Coleman and Five Elements, Fred Frith Trio e de Rodrigo Amado, Joe McPhee, Kent Kessler e Chris Corsano Quartet são cabeças de cartaz de um programa que a organização do Jazz ao Centro Clube pretende "rico e equilibrado".

"Renovamos todos os anos a alegria de ter um programa o mais rico possível. Com 17 edições, temos a necessidade de trazer sempre algo de novo e que interpele a cidade", disse José Miguel Pereira, presidente do Jazz ao Centro Clube e diretor artístico do festival.

Os Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra concentram-se em dois fins de semana: 18 e 19 e 25, 26 e 27 de outubro, distribuindo-se pelo Convento São Francisco, Salão Brasil, Teatro Académico Gil Vicente, Centro Norton de Matos, Colégio da Graça, Casa das Artes Bissaya Barreto, Casa da Mutualidade, Centro de Artes Visuais e Coola Bola, Rádio Universidade de Coimbra e Museu Nacional Machado de Castro.

Durante o festival, oito dos 16 concertos programados são de entrada gratuita, o que, segundo José Miguel Pereira, "sinaliza uma aposta nossa de facilitar o acesso a estes espetáculos, o que só é possível graças ao conjunto de parcerias".

"Os destaques naturais estão no primeiro fim de semana, em dois concertos no Convento São Francisco - o de Alberto Conde, no sábado, num tributo ao pianista português Bernardo Sassetti (falecido em 2012) e o de Steve Coleman, no domingo, uma figura fundamental na história do jazz", realçou o diretor artístico.

O presidente do Jazz ao Centro Clube destacou ainda a presença de um coletivo de seis músicos holandeses que, durante quatro dias, vão interagir com cinco músicos portugueses, numa residência artística que vai oferecer cinco concertos, em diferentes combinações.

A parceria luso-holandesa vai atuar lado a lado com outros notáveis do jazz que participam no festival, como Carlos Zíngaro, Wilbert De Joode e Michael Moore.

"O nosso trabalho é cada vez mais dignificar o trabalho dos músicos", sublinhou José Miguel Pereira.

Com um orçamento de 50 mil euros nesta edição, o Festival Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra é organizado em simultâneo com o município de Coimbra.

Presente na apresentação do evento, a vereadora Carina Gomes, responsável pelo pelouro da Cultura no município de Coimbra, destacou que o festival está cada vez mais descentralizado pela cidade e que o seu "sucesso é fruto de um trabalho conjunto dos diversos parceiros".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório