Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Autarca de Famalicão nega participação em viagem à Turquia

O presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão negou hoje ter participado, bem como "qualquer membro do executivo em representação do município", "em qualquer viagem à Turquia" paga por uma empresa, em 2015.

Autarca de Famalicão nega participação em viagem à Turquia
Notícias ao Minuto

13:30 - 19/09/19 por Lusa

País Viagens

Em comunicado enviado à Lusa, a autarquia, liderada por Paulo Cunha (coligação PSD/CDS-PP), reforça que "está naturalmente disponível para colaborar com as entidades judiciais competentes".

O Ministério Público (MP) ordenou a investigação a 15 municípios que terão participado na viagem à Turquia, paga por uma empresa, e que já levou à acusação do presidente e do vice-presidente da Câmara de Penamacor, distrito de Castelo Branco.

O MP acusou do crime de recebimento indevido de vantagem António Luís Beites e Manuel Joaquim Robalo, "dois dos convidados que integraram a comitiva" que, entre 18 e 21 de abril de 2015, "viajou a Istambul de forma gratuita", com as despesas "totalmente suportadas" pela 'Ano - Sistemas de Informação e Serviços', quando "decorriam negociações com alguns dos municípios convidados, com vista à venda/aquisição" de produtos de software que a empresa de informática comercializava, "particularmente com o município de Penamacor".

Além dos autarcas de Penamacor, distrito de Castelo Branco, o MP sustenta que "foram também convidados e participaram na viagem vários elementos de outros" 15 municípios: Amarante, Amares, Baião, Cabeceiras de Basto, Ferreira do Alentejo, Leiria, Mêda, Mondim de Basto, Marco de Canaveses, Nordeste, Pinhel, Póvoa de Lanhoso, Santa Maria da Feira, Vila Nova de Famalicão e Vizela.

A acusação do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra, a que a agência Lusa teve acesso, acrescenta que na viagem participaram igualmente elementos da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM BSE) e de empresas municipais de Almada (ECALMA) e de Guimarães (VIMÁGUA).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório