Meteorologia

  • 14 OUTUBRO 2019
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Edição

Marcelo participa em cimeira do clima e discursa na ONU na 3.ª feira

O Presidente da República desloca-se a Nova Iorque no domingo, para participar numa cimeira sobre o clima, na segunda-feira, e no debate geral da 73.ª sessão da Assembleia Geral da ONU, estando previsto que discurse na terça-feira.

Marcelo participa em cimeira do clima e discursa na ONU na 3.ª feira

"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa estará em Nova Iorque a partir de 22 de setembro, participando em diversos eventos e iniciativas no âmbito das Nações Unidas, nomeadamente a Cimeira da Ação Climática e outros temas da agenda internacional, fazendo também uma intervenção na sessão de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas", divulgou hoje a Presidência da República.

"Durante a estada em Nova Iorque manterá ainda uma série de encontros bilaterais à margem da Assembleia Geral", lê-se na mesma nota divulgada no portal da Presidência da República.

A Cimeira de Ação Climática, convocada pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, realiza-se na segunda-feira, dia 23 de setembro, em Nova Iorque.

No dia seguinte, tem início o debate geral desta 74.ª sessão da Assembleia Geral da ONU e, segundo a lista provisória das Nações Unidas, o chefe de Estado português será o segundo a intervir no período da tarde, depois do presidente de Angola, João Lourenço.

Na abertura do debate geral, na terça-feira de manhã, o primeiro a discursar será o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, seguindo-se o presidente dos Estados Unidos da América, país anfitrião, Donald Trump, como é tradição.

Marcelo Rebelo de Sousa estreou-se no debate geral anual entre chefes de Estado e de Governo dos 193 Estados-membros da ONU em 2016, com um discurso em que defendeu que o novo secretário-geral devia ser "um congregador de espíritos e de vontades", na linha de Mahatma Gandhi e Nelson Mandela.

Nessa 71.ª sessão da Assembleia Geral da ONU, o Presidente português esteve focado na candidatura de António Guterres a secretário-geral desta organização - cargo para o qual o antigo primeiro-ministro português seria escolhido menos de um mês depois, iniciando funções em 01 de janeiro de 2017.

Na 72.ª sessão da Assembleia Geral da ONU, em 2017, foi o primeiro-ministro, António Costa, quem representou o Estado português.

No ano passado, voltou a ser Marcelo Rebelo de Sousa a representar Portugal no debate geral da 73.ª sessão da Assembleia Geral da ONU.

De acordo com a ONU, esta nova sessão terá na agenda temas como paz e segurança, erradicação da pobreza, fome zero, educação de qualidade, ação climática e inclusão.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório