Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Instituto Português do Oriente lança guias sobre jornalismo e turismo

O diretor do Instituto Português do Oriente (IPOR) anunciou que depois do guia lexical (um 'dicionário' altamente especializado dedicado a uma área específica) de conversação português-vietnamita, o IPOR está prestes a lançar outros.

Instituto Português do Oriente lança guias sobre jornalismo e turismo
Notícias ao Minuto

07:57 - 18/09/19 por Lusa

País IPOR

"Temos trabalhado em guias lexicais [português-chinês] para a área da saúde, contabilidade e auditoria (...) e agora está para breve a apresentação pública do guia lexical para o jornalismo e para a administração", avançou, em entrevista à Lusa, Joaquim Coelho Ramos.

"A muito breve prazo, estamos a falar de uma semana, semana e meia, [será divulgado] um para o setor do turismo", indicou o responsável da instituição que assinala 30 anos esta quinta-feira.

Joaquim Coelho Ramos esclareceu que os guias "já estão produzidos, falta a data da apresentação pública".

O investimento na produção destes guias, com termos contextualizados, mas também expressões e por vezes frases focadas em temas e áreas de trabalho específicas, são importantes no âmbito da "aplicação no terreno" da língua portuguesa e no "desenvolvimento pessoal entre os professores e os alunos", acrescentou.

A atenção ao produto final, de uma forma muito pragmática, está ilustrada num detalhe, assinalou: "o guia lexical para a saúde foi impresso num tamanho que permite ser guardado no bolso da bata de um médico".

Outra área de trabalho na qual o IPOR se tem focado "é na produção de materiais didáticos, na bibliografia e no digital", assegurou.

A justificação destas apostas do IPOR é simples, concluiu: "As pessoas estão a olhar para a língua portuguesa como um instrumento pragmático, de ação direta no mercado".

IPOR conta com 27 funcionários a tempo inteiro que, com o apoio de algumas colaborações, procuram assegurar a vocação prioritária de promover o ensino da língua portuguesa, com uma vertente complementar focada na ação cultural.

Fundado em 19 de setembro de 1989 pela Fundação Oriente e pelo Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, o IPOR exerce a atividade, além de Macau, em países como o Vietname, Tailândia e Austrália, estando para breve a concretização também de projetos em Pequim e Chengdu (China) e Nova Deli (Índia).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório