Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Apesar do número elevado de incêndios, os "resultados são animadores"

Nas primeiras semanas de setembro deflagraram mais de dois mil incêndios de “dimensão significativa”, mas os “resultados são animadores”. Quem o diz é o ministro da Administração Interna.

Apesar do número elevado de incêndios, os "resultados são animadores"
Notícias ao Minuto

13:02 - 17/09/19 por Ana Lemos

País Eduardo Cabrita

No final da reunião semanal com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, no Centro de Coordenação Operacional Nacional (CCON) do qual fazem parte todas as entidades envolvidas no sistema de Proteção Civil, o ministro Eduardo Cabrita reconheceu que nas últimas duas semanas a “severidade atmosférica” aumentou os níveis de risco, mas o balanço é positivo.

Durante esse período, destacou o governante, deflagraram “mais de dois mil incêndios rurais de dimensão significativa”, nomeadamente entre “quinta-feira e domingo, dias de particular risco”, em que “três incêndios de grande dimensão” mobilizaram “largas centenas de operacionais”.

“Às 2h25 [da passada] sexta-feira, esses [três] incêndios de dimensão significativa determinaram o pico de intervenção em que sete mil operacionais manifestaram presença”, disse o ministro da tutela, deixando uma palavra de agradecimento “a estes milhares de homens e mulheres” que estiveram no terreno.

Os resultados são por isso “animadores”. O número de ocorrências, registadas entre 1 janeiro e 16 setembro, mostra "uma redução de 41% relativamente à média dos últimos dez anos”, assim como da área ardida, que está “63% abaixo da média dos últimos dez anos”.

Nesta declaração aos jornalistas, o ministro da Administração Interna deixou ainda uma palavra de “solidariedade aos afetados por estes ocorrências”, em particular à família do piloto do helicóptero que caiu em Valongo e às “três dezenas de operacionais feridos”. A todos endereçou “votos de rápidas melhoras”, sublinhando que estão “livres de perigo”.

Agora, concluiu, é tempo de “começar a preparar o verão futuro”, a desenvolver uma “cultura de segurança e de alteração das condições de paisagem”, e fazer um balanço com as empresas da área energética - sobretudo com a REN e EDP - sobre a identificação das linhas de alta e muito alta tensão nas cartas de risco e a sinalização de modo a que seja possível reduzir o risco ao máximo”.

Recorde-se que, e de acordo com o relatório do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) divulgado na semana passada, a queda do helicóptero que combatia um incêndio em Valongo, e que provocou a morte ao piloto, foi causada pela colisão do balde de transporte de água do aparelho com um dos cabos de alta tensão que não necessitava de sinalização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório