Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

GNR resgata 60 migrantes na ilha de Samos. 12 são crianças

Guarda Nacional Republicana já salvou 2088 migrantes só este ano.

GNR resgata 60 migrantes na ilha de Samos. 12 são crianças
Notícias ao Minuto

12:44 - 17/09/19 por Melissa Lopes

País Migrantes

A Unidade de Controlo Costeiro, através de militares destacados desde abril na ilha de Samos, no âmbito da missão da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), resgatou esta terça-feira 60 migrantes, dos quais 12 crianças, 13 mulheres e 35 homens, a sul da Ilha de Samos – Grécia, dá conta a GNR em comunicado.

No decorrer de uma ação de vigilância junto à costa, a equipa de vigilância marítima detetou uma embarcação suspeita no mar Egeu a aproximar-se de terra, na zona este da ilha.

Através dos equipamentos de visão térmica, explica a autoridade, foi possível verificar que se tratava de duas embarcações de borracha, nas quais seguiam migrantes.

A primeira embarcação detetada encontrava-se junto à orla costeira, tendo sido intercetada pela embarcação da GNR, que garantiu o seu acompanhamento e a sua navegabilidade em segurança, até à Marina de Samos.

A bordo desta embarcação de borracha, com cerca de 6 metros, seguiam 30 migrantes, dos quais 9 crianças, 6 mulheres e 15 homens.

A segunda embarcação avistada foi intercetada pela embarcação da GNR, que procedeu ao resgate os migrantes. E embarcação, com cerca de 10 metros, “apresentava dificuldades em navegar” e, por isso, foi rebocada até à Marina de Samos. A bordo seguiam 30 migrantes, dos quais 3 crianças, 7 mulheres e 20 homens.

Nesta missão da FRONTEX, a GNR desenvolve ações nas fronteiras terrestres e marítimas com a finalidade de prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas.

Só no presente ano de 2019, e até ao momento, a GNR efetuou 777 patrulhas, o que corresponde a mais de 5 mil horas de empenhamento, percorreu 66 mil quilómetros e efetuou 5 mil milhas náuticas, tendo avistado 217 embarcações e auxiliado 2 088 migrantes, refere ainda esta autoridade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório