Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

EB Eugénio de Andrade no Porto reabriu hoje sem transporte para 70 alunos

A escola EB Eugénio de Andrade, Escola Referência para a Educação Bilingue de Surdos na Área Metropolitana do Porto, reabriu hoje com cerca de 70 alunos sem transporte escolar, ginásio fechado e bar fechados.

EB Eugénio de Andrade no Porto reabriu hoje sem transporte para 70 alunos
Notícias ao Minuto

12:08 - 17/09/19 por Lusa

País Ano letivo

"Hoje reabrimos a escola Eugénio de Andrade [que esteve encerrada na segunda-feira por falta de auxiliares de educação e falta de transportes escolares]", mas a "equidade dos cerca de 70 alunos com necessidades especiais não está minimamente garantida, porque estão sem transporte e vão faltar às aulas enquanto decorrer o concurso público", avançou à Lusa a presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade, no Porto.

Os cerca de 70 alunos não vão ter transporte escolar "pelo menos durante o próximo mês", porque só na sexta-feira é que o Agrupamento teve autorização da "tutela" para abrir o concurso público de transporte escolar, observou a presidente do Conselho Geral, lamentando que o Ministério da Educação só tenha dado autorização no dia "13 de setembro", quando devia ter sido dada a "13 de junho".

O transporte escolar daquela que é Escola Referência para a Educação Bilingue de Surdos na Área Metropolitana do Porto "assegura 21 rotas de táxis" e a rota mais longa tem "70 quilómetros e transporta três alunos", exemplificou a responsável.

Além da falta de transporte escolar, a EB Eugénio de Andrade, que lecionada do 5.º ao 9.º ano de escolaridade, vai ter de encerrar o ginásio cerca de um mês, enquanto decorre um outro concurso para colocar novos funcionários, acrescentou a mesma fonte.

A disciplina de Educação Física vai ter apenas "aulas teóricas durante o próximo mês", porque os funcionários foram redistribuídos para se poder "assegurar a segurança de todos os alunos nos vários pavilhões", explicou a mesma fonte.

O bar escolar, por seu turno, também vai estar fechado, abrindo apenas no "intervalo grande", adiantou a presidente do Conselho Geral, descrevendo que os auxiliares, alguns com 60 anos de idade, estão a "fazer o pino" para conseguirem manter a escola em segurança.

A decisão de reabrir a escola com limitações foi tomada na segunda-feira à noite, com as propostas da direção escolar e depois retificadas pelo Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade.

No próximo dia 14 de outubro o Conselho Geral torna a reunir-se para reavaliar os concursos para auxiliares e transporte escolar, acrescentou a mesma fonte, referindo que o Agrupamento tem quatro estabelecimentos - EB Augusto Lessa, EB do Covelo, EB Costa Cabral e EB Eugénio de Andrade, e tem atualmente "quatro funcionários com baixa médica".

A Lusa contactou o Ministério da Educação (ME) na sexta-feira e fonte do gabinete de imprensa indicou que a Escola Eugénio de Andrade "viu o seu corpo de funcionários reforçado no concurso que autorizou a contratação de 1.067 funcionários" e que o "processo de contratação, por parte da escola, está em curso".

O ministério acrescentava que, depois de concluída essa contratação de funcionários, a escola poderia "recorrer à bolsa de funcionários para substituir ausências que coloquem em causa o rácio".

Sobre o transporte escolar, a fonte do Ministério disse que "a generalidade das escolas [com alunos com necessidades especiais] tem assegurados os transportes especiais" e que os casos em que foi necessária autorização do Ministério das Finanças estavam "já resolvidos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório