Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Dispositivo criado na UBI com patente registada nos EUA

Um dispositivo desenvolvido na Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, foi patenteado nos Estados Unidos da América e pode ser usado pela indústria em áreas como a aeronáutica ou a produção de energia eólica, anunciou aquela instituição.

Dispositivo criado na UBI com patente registada nos EUA
Notícias ao Minuto

17:03 - 16/09/19 por Lusa

País Beira Interior

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a UBI explica que, além do setor aeronáutico, o dispositivo pode ser aplicado em outros setores industriais.

Segundo a informação, a tecnologia tem como base "atuadores de plasmas" e "pode servir para melhorar sistemas de produção de energia eólica e outros dispositivos onde ocorra acumulação de gelo".

Entre outras possibilidades, permite proteger lâminas de turbina eólica ou as asas de um avião contra a acumulação de gelo em ambiente de baixa temperatura.

Desenvolvida por três investigadores da UBI (José Páscoa, Madhi Abdollahzadeh e Frederico Rodrigues), o trabalho foi realizado no C-MAST - Center for Mechanical and Aerospace Science and Technologies, unidade de investigação do departamento de Engenharia e Eletromecânica daquela universidade que tem sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Citado na nota de imprensa, José Páscoa, que é docente na UBI e um dos investigadores responsáveis pelo projeto, explica que foram usadas "técnicas de impressão 3D para pôr o atuador a plasma a aquecer a zona onde há formação de gelo e, em simultâneo, provocar um sopro que expulsa as partículas de gelo daquela zona".

O dispositivo "pode ser aplicado, com custos baixos, nas asas dos aviões que voam para locais onde há baixas temperaturas".

Ressalvado que este dispositivo já tem a patente registada em cerca de 20 países (grande parte dos quais na Europa e a mais recente de todas nos EUA), a informação também refere que as empresas pretendam recorrer à referida tecnologia têm de entrar em acordo com a UBI no sentido de obterem uma licença.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório