Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Elevado tempo de espera nos Hospitais de Coimbra deve-se à procura

O elevado tempo de espera nas consultas de otorrinolaringologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) deve-se à "elevada procura" do serviço e à redução do número de médicos, explicou hoje fonte hospitalar.

Elevado tempo de espera nos Hospitais de Coimbra deve-se à procura
Notícias ao Minuto

16:51 - 16/09/19 por Lusa

País Otorrinolaringologia

A edição de hoje do diário As Beiras denuncia que o tempo de espera para uma consulta de otorrino no CHUC pedida pelos cuidados de saúde primários pode ultrapassar os 800 dias.

"A especialidade regista uma elevada procura, sendo que um terço das consultas realizadas são de doentes provenientes de fora da área de influência do CHUC", refere um comunicado daquela unidade hospitalar.

A nota refere também que a liberalização de escolha por parte do utente gerou uma maior procura deste serviço, que realiza cerca de um milhão de consultas por ano.

Neste momento, segundo o CHUC, "no caso dos pedidos muito prioritários, todos os que ultrapassam os 30 dias de espera, encontram-se agendados".

"De 2018 para 2019, à data de agosto último, a percentagem de primeiras Consultas a Tempo e Horas (CTH) aumentou 2,3 pontos percentuais", lê-se no comunicado.

O CHUC salienta que "assegura toda a urgência e também toda a ORL Pediátrica da região centro", apesar de, já este ano, se ter registado a saída de seis médicos, quatro por aposentação e dois por outros motivos, "o que veio diminuir a capacidade de resposta".

"O CHUC e a ARSC estão a trabalhar e a envidar esforços no sentido de melhorar os tempos de resposta desta especialidade a todos os utentes que nos procuram", conclui o comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório