Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Anadia adere a Pacto de Autarcas e quer reduzir em 40% emissões de CO2

Anadia aderiu ao Pacto de Autarcas para o Clima e Energia ("Covenant of Mayors") e assumiu o compromisso de reduzir em 40% as emissões de dióxido de carbono (CO2) no concelho até 2030, foi hoje anunciado.

Anadia adere a Pacto de Autarcas e quer reduzir em 40% emissões de CO2
Notícias ao Minuto

15:48 - 16/09/19 por Lusa

País Autarquia

A decisão foi tomada por unanimidade durante uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal e visa promover o desenvolvimento sustentável e o combate às alterações climáticas no concelho e a nível global.

"Nestes últimos anos, o município de Anadia tem vindo a trabalhar de forma ativa para melhorar o desempenho energético e mudar comportamentos, através da implementação de algumas medidas", justifica o executivo presidido pela independente Teresa Cardoso.

Entre estas medidas, a autarquia destaca a aquisição de veículos híbridos e equipamentos de limpeza urbano elétricos; instalação de um posto de abastecimento para carros elétricos; iluminação pública em LED; colocação de painéis solares em vários equipamentos municipais; projeto de mobilidade em bicicleta B-AND e criação de ciclovias; e dinamização do projeto escolas sustentáveis".

O Pacto de Autarcas é o maior movimento mundial de cidades para a ação climática e de energia local, relacionado diretamente com o quadro da política para o clima e energia da UE: o pacote de energia e clima para 2020, para os signatários que aderiram entre 2008 e 2015, e o quadro para o clima e energia de 2030, bem como a estratégia da UE sobre Adaptação às Alterações Climáticas para os signatários que adiram depois de 2015.

Os signatários do Pacto comprometem-se a adotar uma abordagem integrada à atenuação e adaptação às alterações climáticas. Nos primeiros dois anos da adesão, devem desenvolver um Plano de Ação para a Energia Sustentável e Clima com os objetivos de reduzir as emissões de CO2 pelo menos 40 % até 2030 e aumentar a resistência às alterações climáticas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório