Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Fogo da Sertã com uma frente ativa e combate "a evoluir favoravelmente"

O incêndio que lavra no concelho da Sertã desde sexta-feira tinha às 00:30 de hoje uma frente ativa, num combate que continua a evoluir favoravelmente no período noturno, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

Fogo da Sertã com uma frente ativa e combate "a evoluir favoravelmente"
Notícias ao Minuto

06:25 - 14/09/19 por Lusa

País Incêndios

"O incêndio está a ceder aos meios de combate e temos apenas uma frente ativa na zona mais a sul, virada para Ereira", afirmou fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Castelo Branco, destacando que "as expectativas são favoráveis no sentido de debelar o incêndio durante o período noturno".

Segundo o comandante operacional distrital (CODIS), Francisco Peraboa, a Estrada Nacional 2, entre Vila de Rei e Sertã, continua "cortada ao trânsito por questões de segurança e de trabalho dos operacionais", referindo que na localidade de Cumeada as pilhas de madeira armazenadas no exterior de uma fábrica "foram atingidas pelas chamas", mas que "as instalações estão livres em perigo".

O incêndio florestal deflagrou pelas 14:50 de sexta-feira, na localidade de Marmeleiro, e às 00:30 não havia "localidades em perigo nem necessidade de efetuar quaisquer evacuações, à exceção de alguns cidadãos, de forma preventiva, por terem mobilidade reduzida".

Na Sertã, avançou Francisco Peraboa, sem contabilidade final, terão ardido "uma rulote e algumas habitações devolutas".

Segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 01:15 estavam no terreno 578 operacionais apoiados por 175 viaturas.

A ANEPC adiantou à Lusa na noite de sexta-feira que havia registo de 10 feridos, nove bombeiros e um civil.

"No que diz respeito a feridos, no teatro de operações da Sertã, temos o registo de 10 feridos, nove dos quais bombeiros e um civil", explicou Miguel Oliveira, comandante de serviço na ANEPC, em Carnaxide, Oeiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório