Meteorologia

  • 15 SETEMBRO 2019
Tempo
26º
MIN 21º MÁX 29º

Edição

Vila Real aguarda reforço de meios para combater fogo em Valpaços

O Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Vila Real aguarda um "reforço de meios operacionais" para combater o "difícil incêndio" de Valpaços que está ativo desde as 13h36 e que obrigou a evacuar uma aldeia.

Vila Real aguarda reforço de meios para combater fogo em Valpaços

"Esperamos reforços de meios de Lisboa, Porto, Viseu, Guimarães ou Braga para nos ajudarem no difícil combate às chamas", disse à Lusa fonte do CDOS.

Neste momento, o fogo tem três frentes ativas, uma delas no concelho vizinho de Chaves, que é a mais preocupante, referiu a fonte.

Os trabalhos assentam agora na defesa do perímetro da aldeia de Gondar, em Chaves, sublinhou.

O maior obstáculo no combate às chamas é a intensidade do vento, o que poderá causar reacendimentos de focos de incêndio.

A fonte avançou que duas pessoas acamadas, habitantes em localidades de Valpaços atingidas pelo fogo, foram retiradas das habitações pela Cruz Vermelha Portuguesa.

Acrescentou ainda que o pavilhão desportivo de Valpaços poderá ser aberto durante a noite caso seja preciso retirar pessoas das suas casas e realojá-las.

Segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o fogo estava pelas 22:10 a ser combatido por 397 bombeiros, apoiados por 121 viaturas.

Durante a tarde, o combate às chamas envolveram seis meios aéreos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório