Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

A violência da tempestade em Espanha que pode chegar cá (mas mais branda)

Efeitos da tempestade 'Gota Fria' podem fazer-se sentir em Portugal, mas de forma menos severa.

Notícias ao Minuto

16:54 - 13/09/19 por Melissa Lopes

País Espanha

Ruas transformadas em rios, carros submersos, outros arrastados pelas enxurradas. É este o cenário no sul de Espanha à passagem da tempestade ‘Gota Fria’, que já provocou quatro mortes

As chuvas torrenciais que se fazem sentir no sudeste do país provocaram perturbações nos transportes, fizeram transbordar cursos de água e obrigaram a evacuar localidades ribeirinhas.

As chuvas também já levaram ao encerramento do aeroporto de Almeria, na Andaluzia, devido à condição das estradas e ao consequente difícil acesso às instalações.

De igual modo, foram suspensas as atividades escolares na capital de Almeria e noutros municípios vizinhos e as autoridades desaconselharam os habitantes de conduzir. 

Na galeria acima, pode ver as imagens da violência das cheias em Espanha: linhas férreas completamente inundadas, carros a serem arrastados e enxurradas repentinas. 

Mau tempo aproxima-se "gradualmente" de Portugal

Em declarações à Lusa, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera refere que a depressão que atingiu Almeria poderá ser sentida em Portugal, porém, com efeitos muito menos severos.

Segundo a meteorologista Ângela Lourenço, a depressão (DANA) que afeta uma parte do território de Espanha irá "gradualmente aproximar-se" do território continental português, "perdendo força e intensidade".

Em consequência desta depressão, formada nos "níveis mais elevados" da troposfera (camada mais baixa da atmosfera), é possível que ocorram aguaceiros a partir de sábado nas regiões do interior Centro e Sul.

No domingo, a queda de chuva, também em regime de aguaceiros, acompanhada de trovoada mantém-se na região do interior Centro e estende-se ao interior Norte, situação que se prolongará até segunda-feira, de acordo com as previsões.

Ângela Lourenço ressalvou que a precipitação prevista será "muito localizada" e de "distribuição irregular" num mesmo lugar, ao ponto de, por exemplo, chover numa zona de uma localidade durante 10 a 15 minutos e noutra zona, a 10 quilómetros de distância, não chover ao longo do dia.

A probabilidade de chuva, que não deverá ser forte, será acompanhada de ar quente e húmido, adiantou a meteorologista do IPMA. O ar manter-se-á quente e seco nas áreas do país onde não deve chover.

Na terça e quarta-feira, os aguaceiros poderão continuar de "forma mais generalizada" nas regiões do Norte e Centro, mas por ação de uma outra depressão, que chega ao território continental português a partir do oceano Atlântico, trazendo "ar mais fresco".

A "depressão de níveis altos", a que os espanhóis chamam "gota fria" ou DANA (acrónimo para depressão isolada de níveis altos), provoca aguaceiros e trovoadas e tem no seu centro ar frio, precisou Ângela Lourenço.

 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório