Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Vila Franca de Xira exige reabertura dos serviços da estação de Alhandra

O encerramento provisório das bilheteiras e da sala de espera da estação ferroviária de Alhandra, em Vila Franca de Xira, está a motivar o descontentamento da autarquia e dos utentes, que exigem a sua reabertura.

Vila Franca de Xira exige reabertura dos serviços da estação de Alhandra
Notícias ao Minuto

10:12 - 12/09/19 por Lusa

País Vila Franca de Xira

Os serviços da estação de Alhandra, que integra a Linha da Azambuja, estão encerrados desde junho, existindo na altura a informação de que seriam reabertos em setembro, depois das férias de verão.

Contudo, os utentes foram informados de que esses serviços iriam continuar encerrados, pelo menos, até outubro.

O funcionamento das bilheteiras é da responsabilidade da empresa CP - Comboios de Portugal (CP) e a sala de espera das Infraestruturas de Portugal (IP).

Esta situação, ainda que provisória, "deixa os utentes sem casas de banho ou de um sítio onde se abrigar, em caso de chuva, vento forte ou de frio", segundo explicou à agência Lusa Joana Bonita, da Comissão de Utentes da Linha da Azambuja.

"Mais uma vez, os utentes são confrontados com esta situação, sendo que esta estação serve um número considerável de pessoas, não só de Alhandra, mas também de Arruda dos Vinhos, por exemplo", apontou.

Joana Bonita explicou que "a situação é insustentável" e que, por isso, os utentes lançaram um abaixo assinado, que foi entregue à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa.

A indignação dos utentes é partilhada pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Franca, Alberto Mesquita (PS), que já solicitou uma reunião com o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

"A primeira informação que nos deram é que o encerramento seria só durante o verão. É uma situação confrangedora porque não foi o que a CP nos tinha dito e por isso tem de se resolver", sublinhou o autarca.

Contactada pela Lusa, fonte da CP explicou que "no período de férias do verão, como tem acontecido em anos anteriores, a CP altera, provisoriamente, o horário de algumas bilheteiras".

"Trata-se de uma medida que tem como objetivo guarnecer aquelas bilheteiras que registam um maior fluxo de procura, nesta época do ano, e assegurar o acompanhamento de comboios, função que os colaboradores das bilheteiras, em caso de necessidade, também desempenham", explica a CP.

A nota acrescenta que o horário regular das bilheteiras de Alhandra será retomado em outubro.

Atualmente, o horário é reduzido, encontrando-se em funcionamento apenas às sextas-feiras.

"Quando a bilheteira está encerrada, os clientes podem comprar o seu bilhete nas máquinas de venda automática ou, em caso de avaria dessas máquinas, em trânsito, junto do revisor do comboio", adianta a nota.

Por seu turno, fonte da IP não se quis comprometer com uma data para a reabertura da sala de espera da estação, mas admitiu que tal possa acontecer na mesma altura em que sejam reabertas as bilheteiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório