Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Restrições nas praias da Arrábida vão manter-se até ao final do mês

A Câmara de Setúbal aprovou hoje, em sessão pública, a prorrogação das restrições à circulação automóvel nos acessos às praias da Arrábida até ao final do mês de setembro, mas apenas aos fins de semana.

Restrições nas praias da Arrábida vão manter-se até ao final do mês
Notícias ao Minuto

20:29 - 11/09/19 por Lusa

País Arrábida

"As restrições à circulação automóvel deviam terminar no dia 15 de setembro, mas decidimos prorrogar essas restrições, apenas nos fins de semana, porque se mantêm as condições climatéricas favoráveis à utilização das praias", disse Maria das Dores Meira, após a aprovação da proposta pela maioria CDU e pelo PS, com voto contra do eleito do PSD.

De acordo com a autarca setubalense, "o ano passado o encerramento foi a 15 de setembro, mas como o tempo quente se manteve por mais algum tempo, nos dois fins de semana seguintes a circulação automóvel nos acessos às praias foi um caos".

"Este ano, à cautela, e uma vez que se prevê a continuação do tempo quente, decidimos prolongar estas restrições à circulação de automóveis na Arrábida. Durante a semana, como já não há tanta gente de férias, acreditamos que já não se justifica", acrescentou Maria das Dores Meira.

A "Estratégia Municipal para a Mobilidade Acessível, Segura e Sustentável para Todos nas Zonas Balneares de Setúbal", implementada pela primeira vez o ano passado, estabelece um conjunto de restrições à circulação automóvel nos acessos às praias da Arrábida, a par de um reforço significativo do transporte público durante a época balnear.

Trata-se de um conjunto de medidas para evitar os congestionamentos de trânsito provocados pelo estacionamento desordenado e permitir a circulação de viaturas de emergência em caso de acidente ou de incêndio na Serra da Arrábida, situações que poderiam colocar em risco a vida de milhares de veraneantes.

De acordo com as restrições que já estão em vigor pelo segundo ano consecutivo, durante a época balnear é proibida a circulação de viaturas particulares entre a praia da Figueirinha e o Creiro, sendo apenas permitida a passagem de transportes públicos, veículos de emergência e de residentes.

Por outro lado, os veraneantes têm a possibilidade de deixar as viaturas em parques de estacionamento gratuitos previamente definidos na cidade de Setúbal, seguindo depois para as praias em carreiras regulares dos autocarros dos TST - Transportes Sul do Tejo.

Antes da implementação do novo esquema de circulação rodoviária eram frequentes os bloqueios da estrada de acesso às praias da Arrábida, devido ao estacionamento desordenado, situação que estava identificada como um grande perigo potencial em caso de acidentes graves e que poderia mesmo inviabilizar a prestação de socorro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório