Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Fogo em Grândola mobiliza quase 200 operacionais

Um incêndio deflagrou hoje de manhã numa área de mato no concelho de Grândola (Setúbal), com o combate às chamas a mobilizar quase 200 operacionais, apoiados por 62 veículos e sete meios aéreos, indicou a Proteção Civil.

Fogo em Grândola mobiliza quase 200 operacionais
Notícias ao Minuto

15:10 - 10/09/19 por Lusa

País Incêndios

Segundo a página de Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o fogo, para o qual foi dado o alerta às 11h19, atinge uma zona de mato na área geográfica da freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra.

O combate às chamas mobilizava, às 15h00, 193 operacionais, de acordo com o mesmo 'site'.

Contactado pela agência Lusa, o comandante distrital de Proteção Civil de Setúbal, Elísio Oliveira, precisou que o incêndio se desenvolveu "numa zona de montado, com uma área povoamento com eucalipto".

"É um combustível fino, arde rapidamente e, com o vento, provoca muitas projeções", notou, sublinhando que "o vento forte está a dificultar o combate" às chamas.

Elísio Oliveira referiu que estão no terreno 10 máquinas agrícolas e de rasto, para "ajudar abrir faixas de contenção", prevendo que o fogo seja dado como dominado muito em breve.

Quanto aos meios aéreos, assinalou, o combate às chamas conta também com quatro aviões bombardeiro, dois helicópteros ligeiros e um avião de coordenação.

O responsável disse não ter conhecimento da existência de danos e frisou que "foi feita a proteção" de alguns montes dispersos que existem na zona.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório