Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Fogo em Grândola mobiliza quase 200 operacionais

Um incêndio deflagrou hoje de manhã numa área de mato no concelho de Grândola (Setúbal), com o combate às chamas a mobilizar quase 200 operacionais, apoiados por 62 veículos e sete meios aéreos, indicou a Proteção Civil.

Fogo em Grândola mobiliza quase 200 operacionais
Notícias ao Minuto

15:10 - 10/09/19 por Lusa

País Incêndios

Segundo a página de Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o fogo, para o qual foi dado o alerta às 11h19, atinge uma zona de mato na área geográfica da freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra.

O combate às chamas mobilizava, às 15h00, 193 operacionais, de acordo com o mesmo 'site'.

Contactado pela agência Lusa, o comandante distrital de Proteção Civil de Setúbal, Elísio Oliveira, precisou que o incêndio se desenvolveu "numa zona de montado, com uma área povoamento com eucalipto".

"É um combustível fino, arde rapidamente e, com o vento, provoca muitas projeções", notou, sublinhando que "o vento forte está a dificultar o combate" às chamas.

Elísio Oliveira referiu que estão no terreno 10 máquinas agrícolas e de rasto, para "ajudar abrir faixas de contenção", prevendo que o fogo seja dado como dominado muito em breve.

Quanto aos meios aéreos, assinalou, o combate às chamas conta também com quatro aviões bombardeiro, dois helicópteros ligeiros e um avião de coordenação.

O responsável disse não ter conhecimento da existência de danos e frisou que "foi feita a proteção" de alguns montes dispersos que existem na zona.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório