Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Áreas classificadas transfronteiriças geridas por Portugal e Espanha

O secretário de Estado da Valorização do Interior afirmou hoje que a gestão das áreas classificadas transfronteiriças vai ser feita entre Portugal e Espanha no âmbito da estratégia de desenvolvimento transfronteiriço.

Áreas classificadas transfronteiriças geridas por Portugal e Espanha
Notícias ao Minuto

18:19 - 09/09/19 por Lusa

País Interior

"Na área da gestão das áreas classificadas transfronteiriças, esta vai ser conjunta no Tejo Internacional, no Gerês e no Douro. A gestão será partilhada nos parques internacionais. Estas são algumas medidas que tinham sido já acordadas", afirmou João Paulo Catarino antes do início da última reunião de secretários de Estado desta legislatura, que decorre na Secretaria de Estado para a Valorização do Interior, em Castelo Branco.

O governante explicou que o processo da estratégia de desenvolvimento transfronteiriço que irá definir as políticas comuns para a próxima década está praticamente terminado.

"Por questões políticas do Governo espanhol, como devem compreender, não o conseguimos encerrar, mas temos três ou quatro linhas estratégicas. Foram acordadas já um conjunto de acessibilidades rodoviárias e ferroviárias entre os dois países, onde se inclui o IC 31 que integra esse conjunto", frisou.

João Paulo Catarino adiantou ainda que vai também ser criado um "'simplex' ibérico transfronteiriço entre Portugal e Espanha, sendo que o objetivo passa por reduzir e eliminar custos de contexto dos dois lados da fronteira.

"Esperamos, agora, que no novo quadro comunitário de apoio, a ideia é intensificar as discriminações positivas destes territórios transfronteiriços", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório