Temperaturas baixam hoje, mas há mais de 60 concelhos em risco máximo

Mais de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Portalegre, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Beja e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Notícia

© Global Imagens

Lusa
09/09/2019 06:55 ‧ 09/09/2019 por Lusa

País

Incêndios

O IPMA colocou ainda dezenas de concelhos do interior Norte e Centro do país, assim como alguns concelhos da região do Algarve em risco muito elevado de incêndio e dezenas de outros de Norte a Sul em risco elevado.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje uma descida da temperatura, em especial da máxima e no litoral Norte e Centro, com uma intensificação do vento no litoral e nas terras altas a partir da tarde.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 10ºC (Bragança) e os 19ºC (Faro) e as máximas entre os 20ºC (Aveiro) e os 33ºC (Évora).

Incêndios em Castro Daire e Cinfães dominados

Os incêndios que mais preocupações inspiravam este domingo - concentrados no distrito de Viseu - foram, entretanto, dominados. 

O incêndio em Moledo, Castro Daire, que deflagrou na madrugada de domingo, foi dominado pelas 00h31, disse hoje à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), enquanto o que deflagrou no domingo em Valbom, concelho de Cinfães, foi hoje dado como dominado às 2h22.

Saliente-se ainda que, à meia-noite deste domingo, havia mais de 1.200 operacionais e um meio aéreo no combate a 47 fogos em território nacional.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas