Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Mais de 700 operacionais e 13 meios aéreos no combate a fogos em Viseu

Incêndios lavram em várias localidades, sendo os casos mais preocupantes Moledo e Monteiras, ambas em Castro Daire. Não há, para já, ameaça para habitações.

Mais de 700 operacionais e 13 meios aéreos no combate a fogos em Viseu

O distrito de Viseu é este fim de semana fustigado pelos incêndios, estando, nesta altura, três fogos ativos (dois em Castro Daire e um em Cinfães), dois em fase de resolução (Cinfães) e dois em fase de conclusão (Castro Daire e Vila Nova de Paiva).

No total, o distrito requer o empenho de 736 operacionais, apoiados por 207 meios terrestres e 13 meios aéreos.

Os incêndios no concelho de Castro Daire são os mais preocupantes e os que empenham mais meios incêndio. Um decorre na localidade de Moledo e teve início às 2h24 de hoje, de acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu, lavrando em zona de mato, pinheiros e eucaliptos. É combatido por 263 operacionais, 71 veículos e oito meios aéreos.

Outro lavra na localidade de Monteiras e teve início às 3h48. Está a ser combatido por 257 operacionais, 73 veículos e dois meios aéreos.

A imprensa no local dá conta de um combate mais controlado em Castro Daire, com alguns meios já apeados, mas com atenção a outros focos de incêndio que podem tomar proporções perigosas, devido à imprevisibilidade do fogo. As chamas lavram em zonas de "acesso difícil", segundo indica o CDOS.

O incêndio em Cinfães decorre na localidade de Valbom e envolve o empenho de 54 operacionais, 13 veículos e dois meios aéreos.

Os restantes operacionais estão destacados para as localidades com fogos em fase de resolução e conclusão, como Covelas, Vila de Muros, Codeçais e Carvalha, onde fazem os trabalhos de rescaldo e consolidação, para evitar novos reacendimentos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório