Setembro arrancou com temperaturas a fazer jus à estação que, pelo menos no calendário, tem os dias contados. Há já seis locais no país em situação de onda de calor.
De acordo com Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as estações meteorológicas de Alvalade e Elvas estão em onda de calor desde o dia 29 de agosto.
Para se considerar onda de calor, lembra o IPMA, é necessário verificarem-se pelo menos seis dias consecutivos em que a temperatura máxima diária é superior em 5ºC ao valor médio do período de referência.
Também as estações de Santarém, Dois Portos (Torres Vedras), Alvalade (Santiago do Cacém) e Elvas também estão em onda de calor.
Esta situação meteorológica, assinalam os meteorologistas, “é estável, persistindo desde o início do mês e devendo manter-se para a próxima semana”.
Nesta situação de tempo quente e seco, os valores da temperatura máxima variam entre 30 e 35°C na generalidade do território, tendo já atingido valores de 40⁰C em Alvega (40.7⁰C) e Évora/Mitra (40.0⁰C) no dia 4.
O IPMA dá ainda conta que a situação meteorológica resulta de "um anticiclone que se encontra localizado a noroeste dos Açores, que se estende em crista para a Bretanha, em conjunto com um vale depressionário entre Marrocos e a Península Ibérica".