Apreendida em Olhão quase meia tonelada de polvo por fuga à lota

A Unidade de Controlo Costeiro de Olhão apreendeu na segunda-feira 425 quilos de polvo por fuga à lota, na Ria Formosa, em Olhão, divulgou hoje fonte da GNR.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
03/09/2019 20:45 ‧ 03/09/2019 por Lusa

País

GNR

O polvo foi apreendido no âmbito de uma ação de patrulhamento e vigilância da Unidade de Controlo Costeiro da GNR, depois da abordagem a uma viatura que se verificou transportar quase meia tonelada de polvo, refere aquela corporação em comunicado.

Durante a operação, foi identificada uma empresa e elaborado um auto de contraordenação, por fuga à lota, infração punível até ao montante máximo de 44.891 euros, adianta.

"Com o objetivo da preservação de espécies marinhas e a salvaguarda da fauna e flora da Ria Formosa, os militares abordaram um veículo que transportava o referido polvo, tendo o mesmo sido apreendido por não ter sido sujeito ao regime de primeira venda em lota", lê-se na nota.

Segundo a GNR, o regime de venda de pescado fresco prevê que a primeira venda seja, obrigatoriamente, realizada em lota, pelo sistema de leilão.

A base deste regime assenta, sobretudo, na intenção de se manter "um mecanismo regulador de preços no setor pela concentração da oferta e da procura, transparência na constituição de preços e controlo higiossanitário do pescado".

O polvo, depois de sujeito a inspeção sanitária pela Autoridade Veterinária, foi vendido em lota.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas