Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

PSP recebeu no último ano 80 denúncias de falsos crimes. Dez só este mês

O objetivo dos denunciantes é receber dinheiro junto das seguradoras.

PSP recebeu no último ano 80 denúncias de falsos crimes. Dez só este mês
Notícias ao Minuto

12:15 - 02/09/19 por Natacha Nunes Costa

País Crime

Desde o início de 2018 até agora, a Polícia de Segurança Pública (PSP) recebeu 80 denúncias falsas, feitas com o objetivo de obter benefícios ilegítimos junto das seguradoras. Só este mês foram feitas 10 denúncias de crimes ficcionados.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a PSP explica que as falsas vítimas, destes últimos 10 crimes, apresentaram-se em esquadras situadas nos concelhos de Odivelas e Loures para denunciar os crimes ficcionados.

A maior parte das denúncias versava sobre alegados cenários de roubo de telemóveis assegurados e de valor bastante elevado, fixando-se por vezes acima dos mil euros.

Posteriormente, quando eram contactados por agentes para serem obtidos novos dados sobre os roubos, os lesados mostravam fragilidades, insipiências e contradições nos seus discursos e relatos, acabando por admitir que as suas declarações eram falsas.

Perante as evidências, os suspeitos foram constituídos arguidos e submetidos à medida de coação de termo de identidade e residência.

Além dos alegados roubos de telemóveis, a PSP recebeu duas denúncias sobre dois falsos furtos de viaturas. Um dos condutores tentava com esta simulação camuflar um acidente, depois de ter fugido do local, enquanto o outro era proprietário de uma viatura visada por sanções tributárias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório