Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Jovem desaparecido no Rio Minho fazia a sua primeira prova de triatlo

Jovem de 23 anos ter-se-á sentido mal, pelo que não terá conseguido manter-se à tona da água.

Jovem desaparecido no Rio Minho fazia a sua primeira prova de triatlo

As autoridades continuam, esta segunda-feira, à procura do jovem triatleta, de 23 anos, que desapareceu durante uma prova no Rio Minho, em Vila Nova de Cerveira, na tarde de domingo.

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo as buscas foram retomadas às 6h00 desta segunda-feira.

Ainda não se sabe as causas do desaparecimento, contudo, à agência de notícias espanhola Efe, o comandante Juan Diaz, coordenador do dispositivo de resgate, disse que o jovem pode ter sofrido uma “indisposição” antes de se afogar no rio, pois mal entrou na água começou a sentir dificuldades em nadar e pediu ajuda.

A mesma fonte revelou à agência espanhola que uma das embarcações de segurança do evento ainda se aproximou do jovem, mas já não conseguiu resgatá-lo.

De acordo com a Efe, o jovem praticava desporto regularmente, principalmente corrida, mas esta era a sua estreia no triatlo.

No local estão 33 elementos, entre os quais uma equipa de mergulho espanhola e duas portuguesas, a aeronave Alouette III da Força Aérea Portuguesa e uma lancha da Polícia Marítima Portuguesa.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a Força Aérea refere que realizou ontem "duas horas de voo" nesta missão e hoje, pelas 8h00, voltou a deslocar-se novamente à zona de operações onde ficou até ao 12h00. Neste momento a aeronave foi reabastecer para, durante a tarde, retomar as buscas.

O alerta para o desaparecimento do jovem de Barcelos, que participava na prova Triatlo da Amizade, foi dado às 15h45 de domingo.

A prova, que incluía 750 metros a nado - entre o Espaço Fortaleza, em Goián, na Galiza, e o parque de transição no Cais do Rio Minho, em Vila Nova de Cerveira -, 20 quilómetros de bicicleta e uma corrida de cinco quilómetros, acabou por ser cancelada. A Triatlo da Amizade contava com 900 participantes de várias nacionalidades.

[Notícia atualizada às 12h55]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório