Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Avião amarou na barragem do Sabugal. Tripulação saiu ilesa

Um avião que combatia este domingo um incêndio no Sabugal, distrito da Guarda, amarou numa barragem, na sequência de uma avaria mecânica, disse fonte da Proteção Civil.

Avião amarou na barragem do Sabugal. Tripulação saiu ilesa
Notícias ao Minuto

18:41 - 01/09/19 por Lusa

País Incêndios

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o incidente terá ocorrido às 16h40 e a tripulação saiu ilesa, não havendo a registar quaisquer danos.

"Um avião anfíbio pesado (Canadair CL215), de indicativo operacional Alfa 1, do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, amarou esta tarde na Barragem do Sabugal devida a uma avaria mecânica (perda de potência) após abortar a descolagem na sequência de uma operação de 'scooping'", (recolha de água) refere a Proteção Civil.

Esta aeronave está habitualmente estacionada no Centro de Meios Aéreos de Castelo Branco.

Às 18h30, de acordo com página da Proteção Civil, este incêndio em mato estava a ser combatido por 260 operacionais, 77 viaturas e sete meios aéreos. As chamas ficariam dominadas ao fim de seis horas e causaram ferimentos ligeiros num bombeiro, disse hoje fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Este é, pelo menos, o terceiro incidente com aviões de combate a incêndios este ano, depois de casos semelhantes em Tomar (Castelo do Bode) e na barragem do Beliche, no Algarve.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório