Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Setembro chegou e com ele veio o calor. Raios UV colocam país em alerta

Quase todas as regiões do continente e a ilha da Madeira apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Setembro chegou e com ele veio o calor. Raios UV colocam país em alerta
Notícias ao Minuto

08:48 - 01/09/19 por Lusa

País IPMA

No continente todos os distritos estão em risco muito elevado, à exceção de Bragança, que apresenta nível elevado.

As ilhas do arquipélago dos Açores e a ilha de Porto Santo, na Madeira, apresentam risco elevado de exposição aos raios UV, refere a informação do IPMA.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu hoje um aviso amarelo para dez distritos do país devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima que vigorará entre as 12:00 de segunda-feira e as 18h00 de terça-feira.

Estão sob este aviso os distritos de Évora, Porto, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.

O aviso amarelo, o segundo de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral centro até meio da manhã.

O vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, soprando por vezes forte (até 40 km/h) e com rajadas até 60 km/h, no litoral oeste e nas terras altas, em especial a partir da tarde.

As previsões apontam ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral centro e uma pequena subida da temperatura máxima no litoral norte e centro.

Para os Açores, prevê-se períodos de céu muito nublado com boas abertas e para a Madeira períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado nas vertentes norte e ilha do Porto Santo, e a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 31 graus Celsius em Lisboa, 28 na Guarda, 29 em Viana do Castelo, 30 em Bragança, 36 em Évora, 35 em Beja, 28 em Faro, 26 no Funchal e 25 em Ponta Delgada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório