Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Fármacos com testosterona: Infarmed pede à PJ para investigar

Polémica decorre do internamento do ator Ângelo Rodrigues que está em coma induzido depois de, alegadamente, ter injetado a hormona no organismo.

Fármacos com testosterona: Infarmed pede à PJ para investigar
Notícias ao Minuto

18:16 - 30/08/19 por Patrícia Martins Carvalho

País Ângelo Rodrigues

Os medicamentos com testosterona têm estado no centro da polémica depois de o ator Ângelo Rodrigues ter sido internado, com uma infeção grave, na sequência de alegadas injeções com testosterona que administrou.

Nesta senda, o Infarmed emitiu, esta sexta-feira, um comunicado no qual revela que “quanto ao eventual desvio de medicamentos [com testosterona] utilizados no circuito legal para circuitos paralelos, o Infarmed desencadeou ações de averiguação dessas eventuais situações, tendo solicitado para isso a intervenção da Polícia Judiciária e outras entidades, nomeadamente Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), se necessárias, à investigação”.

No entanto, a Autoridade Nacional do Medicamento sublinha que “este ano não existe qualquer reporte de uso ilícito destes medicamentos no circuito legal comunicado”.

O Infarmed refere ainda que estão autorizados no nosso país três medicamentos contendo testosterona, "com indicações terapêuticas bem estabelecidas", cuja "utilização carece de prescrição para a sua dispensa e sendo a sua administração efetuada por profissionais de saúde". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório