Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

GNR resgata 30 migrantes no mar Egeu

Os militares da GNR destacados na ilha grega de Samos resgataram hoje 30 migrantes, incluindo cinco crianças, que seguiam numa embarcação de borracha no mar Egeu.

GNR resgata 30 migrantes no mar Egeu
Notícias ao Minuto

13:18 - 30/08/19 por Lusa

País Resgate

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana indica que o resgate aconteceu às 07h00 e foi feito pelos militares da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) destacados na ilha de Samos no âmbito da missão da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex).

A GNR explica que a embarcação de borracha que transportava os migrantes foi detetada pelos militares da UCC durante uma ação de patrulhamento, que de imediato se dirigiram para o local.

Segundo a corporação, seguiam no barco, com cerca de seis metros, 30 migrantes, cinco dos quais crianças, sete mulheres e 18 homens.

A GNR sublinha que, quando os militares se aproximaram da embarcação, era "percetível a angústia dos migrantes, nomeadamente, o choro das crianças que estavam visivelmente assustadas".

Aquela força de segurança indica que todos os migrantes foram resgatados e colocados na embarcação da GNR, que deu prioridade às crianças e distribuiu produtos alimentares e água, uma vez que alguns deles apresentavam sinais de desidratação.

A GNR refere ainda que, após o resgate, os migrantes foram transportados "em segurança" para o porto grego de Pythagorio e entregues às autoridades gregas.

A Guarda Nacional Republicana realizou este ano mais de 620 patrulhas, o que corresponde a mais de 4.100 horas, e detetou cerca de 200 embarcações e 1.700 migrantes.

A GNR e a Polícia Marítima são as forças portuguesas em missões de salvaguarda de vida humanas no mar Egeu com a finalidade de prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório